“A iniciativa é importante, pois os médicos atendem na hora”, avalia paciente sobre ação Saúde para Todos

Público-alvo foi moradores da Zona Norte de Macapá. Iniciativa foi realizada pelas Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e de Vigilância em Saúde (SMVS)

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Iniciativa ocorreu no Centro Especializado em Reabilitação (Cer) de Macapá | Foto: Luiz Felype Santos/PMM

A aposentada Ivaneide Costa participou da edição ‘Saúde para Todos’, realizada pela Prefeitura de Macapá, na Zona Norte. A idosa elogiou a celeridade no atendimento.

“Busquei o clínico geral. Procurar médicos em outros lugares demora muito. Fui medicada, passei por exames e aproveitei todos os serviços”, ressalta.

Durante quatro horas, residentes do bairro Açaí e proximidades foram ao Centro Especializado em Reabilitação (Cer) de Macapá e receberam serviços gratuitos de saúde, na manhã deste sábado (11).

Foram ofertados: triagem; consultas com pediatra, clínico geral, psicólogo, nutricionista e odontologista, bem como outras atividades como vacinação; massoterapia; laboratório; pintura de rosto e dispensação de medicamentos.

Saúde para Todos é resultado de força-tarefa das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e de Vigilância em Saúde (SMVS) | Foto: Luiz Felype Santos/PMM

E, ainda, acompanhamento dos beneficiários do Bolsa Família; aferições da Pressão Arterial (P.A) e da glicemia capilar; testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); Exame Preventivo do Câncer de Colo de Útero (PCCU); aplicação de vitamina A e coleta de sangue para exames.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde explicou o objetivo da ação. “São iniciativas disponíveis ao público que não possui condições de procurar uma Unidade durante a semana. O acesso à saúde básica visa atender as necessidades do nosso povo”, frisou Erica Aymoré.

O professor Deoclides Moreira e o filho Erinaldo Amoras, 9, foram atendidos pelo odontologista. Segundo ele, “é uma excelente oportunidade. Meus dentes foram limpos e meu filho passou por restauração. Seria interessante que ação estivesse em outros bairros”.

| Fotos: Luiz Felype Santos/PMM