Prefeitura de Macapá avança em obras estruturantes por toda orla da capital

Rampa do Açaí e a orla da Fazendinha estão sendo reconstruídas para beneficiar empreendedores e visitantes

Por Fernando Tavares - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

| Foto: Jesiel Braga/PMM

A Prefeitura de Macapá segue avançando em obras públicas pela cidade, com serviços em andamento na Rampa do Açaí e Orla da Fazendinha. A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) é responsável pela supervisão e execução dos trabalhos.

Rampa do Açaí

A Rampa do Açaí está localizada na orla da cidade. O local é um ponto tradicional para escoamento de produtos vindos das regiões próximas ao Amapá. Além disso, será mais uma área turística da capital amapaense. O investimento para a reforma foi de R$7.524.817,76 exclusivo do Tesouro Municipal.

O espaço contará com a construção de um píer em concreto armado, com 60 metros de extensão e interseção em formato de “T” com 40 metros de largura.

A reconstrução conta com restaurante, banheiros convencionais com acessibilidade, além da utilização do concreto armado com cobertura em telha curva e estrutura metálica. Também inclui a edificação para administração e fiscalização.

A Rampa do Açaí é o ponto de trabalho para 120 produtores. Durante o período da execução das obras, as atividades estão funcionando temporariamente no estacionamento do Complexo do Araxá.

A reestruturação está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) com o apoio da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi).

Projeto Orla Viva

A obra faz parte do projeto turístico Orla Viva, um investimento da Prefeitura que busca estruturar a orla da cidade com praças, áreas de contemplação, quadras de esportes, reformas de infraestrutura e iluminação de LED. Além disso, o projeto tem como objetivo fomentar o turismo e a economia da cidade, beneficiando os trabalhadores da Rampa do Açaí.

Novo espaço vai agregar os eixos de cultura, economia, gastronomia, lazer, turismo e sustentabilidade.

Orla da Fazendinha

A Orla da Fazendinha passa por reconstrução para beneficiar empreendedores e visitantes. A área total construída é de 7.351,35 metros quadrados, com um investimento de R$ 8.811.982,36, proveniente de emenda parlamentar do deputado Vinícius Gurgel, mais contrapartida do Tesouro Municipal.

A obra conta com a construção de 12 quiosques, banheiros convencionais e com acessibilidade, jardim, bancos, decks de píer de contemplação, estacionamento, paisagismo, calçamento com acessibilidade, drenagem profunda, alargamento da via e nova pavimentação asfáltica.

Confira mais fotos | Fotos: Jesiel Braga/PMM