Dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. E para celebrar a data e despertar nas crianças o gosto pela leitura, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio da Divisão de Educação Infantil, vem realizando desde o dia 4 de abril, o projeto Era Uma Vez, nas creches e pré-escolas do município de Macapá. Ação deve se estender por todo o ano letivo, alcançando alunos das 36 escolas de educação infantil do município, incluindo as unidades do campo.
Nesta quinta-feira (18), foi a vez da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Nilda da Rocha Portal, localizada na Zona Sul de Macapá, receber o projeto, com atividades lúdicas de leitura e outras atividades, sob a coordenação do Contador de histórias Fábio Nescal (Tio Nescal).
Madson Millor, secretário municipal de educação, destacou a relevância do projeto para a alfabetização das crianças. “Hoje, Dia Nacional do Livro Infantil, todas as escolas da nossa rede estão celebrando a data com os alunos. Semear o gosto da leitura por meio desse projeto é muito importante, pela relevância que a literatura tem no aprendizado das crianças”, disse o secretário.
De acordo com a gestora Silvia Gomes, da EMEI Nilda Portal, a escola já desenvolve projetos voltados para o desenvolvimento cognitivo das crianças, e é prazeroso ver a animação e a curiosidade dos pequenos sempre que participam das atividades lúdicas. A escola atende mais de 300 alunos, de 4 e 5 anos, nos turnos da manhã e tarde.
Segundo a chefe da Divisão de Educação Infantil, Regiane Coutinho, o projeto traz para o ambiente escolar, momentos de integração e expressões literárias que contribuem com a aprendizagem dos alunos, funcionando como estratégias para desenvolver o gosto pela leitura na Educação Infantil, por meio da oralidade e da compreensão visual das crianças de 1 a 5 anos.
“As crianças participam das brincadeiras e dinâmicas do universo literário infantil, e embora, ainda não estejam alfabetizadas, o contato com os livros e a Contação de Histórias fazem parte do processo de alfabetização”, salientou Coutinho.
O pequeno Andrew Samuel, de 5 anos, estudante do 2° período, mostrou-se bastante interessado nos livros. “Eu conheço as histórias que a professora conta na sala de aula. A minha história preferida é a dos três porquinhos”, disse o menino, enquanto folheava os livros em exposição.
Ana Cecília, estava muito linda com sua sainha rosa “Minha saia é de bailarina”, disse a menina de 4 anos, estudante do 1° período. Ana Cecília ainda disse que gosta de historinhas e que também sabe contá-las para os coleguinhas.
O projeto Era Uma Vez continua por todo o ano letivo de 2024. Confira abaixo o cronograma das escolas que ainda serão atendidas neste mês de abril.
Cronograma:
Horários: Manhã: 10h | Tarde: 16h
23 de abril – EMEI Pequeno Cidadão
25 de abril – EMEI Tia Madalena
30 de abril – EMEI Ana Cristina Ramos Brito
Sobre o Dia Nacional do Livro Infantil
A data de 18 de abril foi escolhida para celebrar a literatura infantil nacional porque, nesse dia, em 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira.
| Fotos: Arthur Alves /PMM