Neste sábado (13), a Prefeitura de Macapá promoveu um mutirão de atendimentos de saúde para os moradores do bairro Novo Buritizal, na Zona Sul. A iniciativa, que íntegra o programa “Saúde para Todos”, aconteceu das 9h às 13h, no Conjunto Habitacional São José, e contou com a oferta de vários serviços para atender às necessidades dos munícipes da região.
O programa tem o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços de saúde e ofertou atendimentos como consultas com clínico geral, pediatra, psicologia e odontologia. Também foram realizados serviços de aferição da Pressão Arterial (P.A) e aferição de glicemia.
Moradora do habitacional há mais de 7 anos, a manicure Edna Fagundes foi em busca de atendimento odontológico. Para ela, o serviço oferecido na comunidade facilita a vida de quem não tem muito tempo para ir até uma unidade de saúde.
“Muitas pessoas não conseguem ir até uma UBS e com o serviço aqui a gente é atendido de forma mais rápida”, contou.
Também foram realizados testes rápidos para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), exame Preventivo do Câncer de Colo de Útero (PCCU) e acompanhamento dos beneficiários do Bolsa Família.
A administradora Elizabeth da Costa, 62 anos, mora desde 2016 no habitacional e durante a ação de saúde ela se consultou com o clínico geral, fez testes rápidos, exame de sangue e procedimentos odontológicos. Ela contou que ficou satisfeita com os serviços oferecidos e aproveitou para cuidar de sua saúde.
Entre os atendimentos disponíveis também estavam a administração de suplementação de vitamina A e ferro, vacinação de Covid-19 e rotina, coleta para exames de sangue e dispensação de medicamentos.
A secretária municipal de Saúde, Letícia Cardoso, enfatizou que com o mutirão da Prefeitura de Macapá busca garantir o acesso à saúde básica e prevenir doenças na comunidade do bairro Novo Buritizal.
“Estamos comprometidos em levar serviços de qualidade à população. O mutirão de saúde no bairro Novo Buritizal é uma oportunidade de cuidar das pessoas, prevenir doenças e fortalecer a cobertura dos nossos atendimentos, saindo de dentro de nossas unidades e atendendo a todos em seus próprios bairros e comunidades”, enfatizou a gestora.
Confira mais fotos: