Abril Azul é celebrado pela Creche Municipal Sérgio Coutinho com a 1ª Caminhada de Conscientização do Autismo

Iniciativa busca sensibilizar a sociedade sobre respeito e inclusão da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A creche atende 17 crianças autistas

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

| Foto: Wellington Barros /PMM

Neste sábado (6), a Creche Municipal Sérgio Coutinho, Zona Sul de Macapá, realizou a 1ª Caminhada de Conscientização do Autismo “A Mudança Começa pela Inclusão”, em celebração ao Abril Azul, mês dedicado a debater temas e políticas públicas que beneficiem as pessoas com o Transtorno do Espetro Autista (TEA).

A iniciativa, desenvolvida pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE), objetiva sensibilizar a sociedade sobre respeito, inclusão e direitos da pessoa autista, com a participação da comunidade escolar. A creche atende 242 alunos de 2 a 5 anos. Desses, 17 alunos têm o transtorno.

Cerca de 100 pessoas participaram da caminhada a partir da 2ª Arena do bairro Zerão, seguindo pela primeira avenida do Universidade e rua Vicente Raimundo Alves, finalizando na avenida José Caetano, onde a creche está localizada.

Segundo Regiane Coutinho, chefe da Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o Autismo é uma inclusão necessária nas unidades de ensino e diversas ações neste sentido partem das próprias escolas, com total apoio da secretaria.

“Atualmente temos mais de mil crianças diagnosticadas com TEA na rede da educação municipal. E as escolas têm esse papel de projetar ações voltadas a esse público, incluindo família, crianças não atípicas e comunidade escolar como um todo”, explicou Coutinho.

Silmara Calixta, 24 anos, mãe atípica do aluno Vagner Tayler, de 5 anos, falou da importância da caminhada para dar visibilidade ao tema Autismo.

“Este ano, nós percebemos uma maior movimentação de todas as entidades sociais e políticas sobre o tema. Essas iniciativas são importantes porque, quanto mais se fala sobre o assunto, mais a sociedade é esclarecida e, a partir disso, há um maior respeito e inclusão das pessoas com o transtorno em todos os espaços em que elas queiram estar”, disse a mamãe do Tayler.

“Nós percebemos a necessidade de levar o tema ‘A Mudança começa pela Inclusão’ para a caminhada, por entendermos que quando incluímos, podemos mudar nossa concepção sobre aquilo que não conhecemos de perto. A partir da inclusão, aprendemos o respeito e os direitos das pessoas em todas as circunstâncias em que elas se encontrem”, enfatizou Francineide Santos, gestora da Creche Municipal Sérgio Coutinho.

O artista e contador de histórias, Tio Nescal, animou as crianças com brincadeiras, pintura de rosto, música e dança. A ação contou com a parceria da Guarda Civil Municipal de Macapá.

Abril Azul

O abril azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado em 2 de abril.

| Fotos: Wellington Barros /PMM