Profissionais da Creche Tia Chiquinha participam do terceiro ciclo de formação promovida pelo Instituto Perkins Internacional

Dando continuidade à parceria entre Prefeitura de Macapá e Instituto Perkins Internacional, profissionais da Creche Tia Chiquinha participaram nos dias 6 e 7 de março de mais um ciclo de formação e visita técnica de planejamento na área da deficiência visual, baixa visão e surdocegueira, realizada pelos profissionais do Instituto Perkins Internacional. A capacitação foi voltada aos professores e técnicos da Divisão de Ensino Especial da Semed e tratou sobre o Tema “Como desenvolver a comunicação com uma criança com deficiência múltipla”.

A pedagoga e tutora do curso de Comunicação com Crianças com Deficiência Múltipla, do Instituto Perkins, Shirley Rodrigues, disse que, em 2019, cinco educadores da creche receberam bolsa de estudo para fazer os cursos do Instituto, o que deu a esses profissionais o embasamento teórico e algumas práticas para que entendessem melhor o comportamento dessas crianças, como trabalhar e desenvolver atividades que estimulem o seu desenvolvimento.

 

“A gente vem para verificar como está sendo feito esse trabalho na prática em relação ao que foi ensinado durante o curso, propondo novas atividades, novas técnicas que podem ser utilizadas com essas crianças, proporcionando maior e melhor participação delas nas atividades, e conhecendo de perto o seu desenvolvimento e dificuldades encontradas, deixando sempre novas orientações para os professores”, ressaltou Shirley.

 

Os técnicos e profissionais da creche receberam durante os dois dias de capacitação orientações quanto às atividades práticas, inovações e técnicas que possibilitem a trabalhar e desenvolver a participação das crianças em sala de aula, na participação de atividades tanto interna quanto externa da creche. O objetivo foi capacitar cada vez mais esses profissionais para garantir que as crianças com deficiência visual recebam uma educação de qualidade e preparação para um papel ativo em suas famílias e na sociedade geral.

 

A Creche Tia Chiquinha, em abril de 2019, foi uma das três escolas selecionadas no Brasil para participar de um programa modelo desenvolvido pelo Instituto Perkins Internacional: o projeto “Redimensionando a Educação de Estudantes com Deficiência Visual e Deficiência Múltipla na América Latina”, que vem garantindo aos profissionais da instituição de ensino capacitações na área e acompanhamento técnico das atividades.

 

“Hoje, estamos dando continuidade a um trabalho que já vem sendo feito desde 2019 com a creche, para trabalhar e aperfeiçoar ainda mais essas atividades”, ressaltou a representante regional para o Brasil Perkins Internacional / América Latina e Caribe, Ana Lucia Rago.

 

Durante o sábado, 7, a formação contou também com participação de professores, estudantes e outros profissionais de educação infantil da rede municipal.

 

Karla Marques

Assessora de comunicação/Educação