A capital amapaense está prestes a completar 266 anos de fundação e as comemorações vão acontecer em 3 dias de programação. A Prefeitura de Macapá preparou mais de 30 apresentações de artistas locais, uma maratona esportiva com 18 horas, a tradicional Missa em Ação de Graça na Catedral São José e bolo de 50 metros. No aniversario da cidade, 4 de fevereiro, terá a inauguração da Praça Povos Meio do Mundo e o show nacional do grupo Pixote, na Praça do Barão.
Na sexta-feira (2), a programação abre oficialmente com o Festival de Iemanjá, momento em que as comunidades do candomblé, umbanda e tambor de mina, religiões de matriz africana, saúdam a Rainha do Mar.
As comemorações vão acontecer no Mercado Central e em outros pontos turísticos da capital. Toda a programação tem a organização geral da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), com o envolvimento de vários órgãos da gestão municipal.
Entre as novidades da programação deste ano estão a maratona esportiva com 14 modalidades e 18 horas de duração, de meia noite às 18h do dia 4, e o Circuito Brega Macapá, que vai reunir os amantes do brega no Mercado Central e o Rock’n’Roll- Reggae – Hip Hop, com apresentações de bandas e DJs na Praça da Bandeira.
Para fechar o aniversario da cidade com chave de ouro, no dia 4, a Praça do Barão terá show nacional do grupo de pagode Pixote que trás marcos da carreira, como “Nem de Graça”, “Mande um Sinal” e “Insegurança”.
Confira a programação
Dia 2 de fevereiro
Festival de Iemanjá
Festividade dá início às comemorações de 266 anos da cidade de Macapá, no dia 2 de fevereiro, dia de Iemanjá. O evento é realizado pela Prefeitura de Macapá, e as homenagens à Iemanjá aconteceram com a união de diversas casas de matriz africanas.
A festa fortalece a prática dos rituais de umbanda e mina, além de valorizar as manifestações tradicionais de cultura negra na capital.
Dia 3 de fevereiro
Rock’n’Roll- Reggae – Hip Hop
Este ano, a Prefeitura trás outros segmentos para programação oficial de aniversario da capital. É o caso do Rock’n’Roll- Reggae – Hip Hop, que acontece na sexta-feira (3), a partir das 18h, na Praça da Bandeira, e conta com apresentação das bandas Opus Profanuse e Clube do Rock; e DJ’s Lide Du e Mario Mano.
Dança, Capoeira e Artes
Na sexta-feira, o Mercado Central recebe dois eventos: Dança, Capoeira e Artes, às 17h, e o Circuito Brega Macapá, às 19h. (Mais informações em breve)
No local, 5 grupos de capoeira, 5 grupos de dança e 2 artistas visuais vão se apresentar.
Capoeira: Guerreiros Raça, Sementes do amanhã, Movimento Ginga mulher. Dança: Companhia Aguinaldo santos, Projeto Afeto, Trio caprichoso, Mafua do flô, Companhia de dança Fabiola Almeida. Artes Visuais: Arte e vida artesanato, Abimael.
Dia 4 de fevereiro
Corrida de Rua e Maratona esportiva de 18h
Mais de duas mil pessoas serão credenciadas para participar da Corrida de Rua, no dia 4 de fevereiro. O percurso tem 7 KM, com início às 6h, partida do Mercado Central e chegada no complexo do Araxá. Todos corredores receberão camiseta oficial, medalha e frutas. Inscrições em breve.
Além da corrida, serão ofertadas 14 atividades esportivas durante 18hs: das meia noite às 18hs do dia 4 de fevereiro. A maratona terá torneio de Skate, Bike Cross, Patins, Ciclismo, Futvolei, Futlama, Handebol, Hand Beach, Voleibol de Quadra, Beach Tenis, Futebol De Areia, Crossfit e Powerlifting. Inscrições em breve.
As competições vão acontecer no Complexo Esportivo Glicério Marques, Complexo do Araxá, Mercado Central e na orla do Santa Inês.
Missa, Corte do Bolo e Encontro das Bandeiras
Macapá completa 266 anos no domingo (4), e logo pela manhã terá um momento de fé e religiosidade com a tradicional Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz de São José, no Centro da cidade, a partir das 9h.
Após a missa, do lado de fora da igreja, acontece o Encontro das Bandeiras do Marabaixo, com a participação de representantes de diferentes grupos e famílias tradicionais ao som dos tambores e ladrões de Marabaixo.
Para comemorar 266 anos, o aniversario da cidade terá bolo de 50 metros. O corte e os parabéns à capital amapaense acontecem no fim da manhã do domingo (4), em frente a Igreja Matriz de São José.
Inauguração da Praça Povos Meio do Mundo
Um novo espaço público foi construído em homenagem aos povos indígenas, negro, cabloco e ribeirinho na Rodovia Josmar Chaves Pinto, na área próxima ao Marco Zero do Equador e ao Parque do Meio do Mundo (em obras).
A praça Povos Meio do Mundo será inaugurada no domingo (4), às 11h, com apresentação dos grupos: Marabaixo do Pavão, Marabaixo do Daniel, Marabaixo Herdeiros da Tradição, Marabaixo Dica Congó, Marabaixo Estrela Do Renascer e Marabaixo São Benedito Do Coração.
Praça Povos Meio Mundo é uma homenagem da Prefeitura a todos os povos que deram origem à região | Projeto em 3D: Arquivo/PMM
Downwind Macapá
Neste ano, o Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur) traz uma modalidade para os amantes do turismo de aventura com o Downwind Macapá. O evento tem parceria com a Associação de Velejadores do Amapá (Avap) e acontece na orla do Rio Amazonas, Canal do Jandiá, das 14h às 18h.
Show Nacional
Para fechar o aniversario da cidade com chave de ouro, a Praça do Barão terá show nacional do grupo paulistano de samba e pagode Pixote que trás marcos da carreira, como “Nem de Graça”, “Mande um Sinal” e “Insegurança”.
A programação tem inicio às 19h e conta a apresentação dos grupos locais Papo Reto e Kinzinhho e Banda, e DJ Pablo Sales.