Prefeitura prepara mutirão de atendimento para beneficiários do Bolsa Família

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) prepara para o dia 13 de dezembro, na Unidade Básica de Saúde Lélio Silva, o mutirão de atendimento para os beneficiários do Bolsa Família. A ação tem o objetivo de mobilizar os beneficiários do programa que ainda não compareceram às UBS’s para o cumprimento das condicionalidades referentes à saúde.

A ação tem público específico, que são crianças de 0 a 7 anos de idade, mulheres entre 14 a 44 anos e gestantes. Atualmente, o município possui 63.940 beneficiários. “Dia 13 é o prazo final para que os beneficiários realizem o procedimento. Nossa meta é atender pelo menos 60% (38 mil pessoas) dos beneficiários do programa. Lembrando que o cumprimento das condicionalidades é determinante para a continuidade do benefício”, explicou a coordenadora do Programa de Alimentação e Nutrição, Olga Monteiro.

 

Além de cumprir as condicionalidades, a ação também busca promover a integração dos beneficiários na agenda de compromisso da atenção primária. Durante a ação, serão feitos acompanhamento nutricional, atualização do cartão de vacina, suplementação de micronutrientes, exames preventivos, entre outros.

 

“É importante frisar que durante todo o ano os beneficiários devem procurar a unidade mais próxima para fazer os acompanhamentos, assim como aqueles que quiserem se adiantar e evitar filas na sexta-feira, podem procurar a unidade de referência para fazer o acompanhamento”, concluiu Monteiro.

 

O acompanhamento de saúde é oferecido a todas as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, especialmente crianças menores de 7 anos e gestantes. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, o acompanhamento do Bolsa Família vai além de pré-natal e vacinas. Ele consegue apontar outras vulnerabilidades que acabam merecendo atenção do poder público. Os dados coletados servem ainda para traçar o perfil de cada região do país e identificar os grupos populacionais de maior risco.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

 

Foto: Arquivo