Prefeitura de Macapá avança na cobertura de vacinação contra a influenza

Campanha de imunização contra a influenza segue até 15 de dezembro, nas Unidades Básicas de Saúde e pontos itinerantes

Por Andreia Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Ponto de imunização itinerante | Foto: Andreia Tavares/PMM

A campanha de vacinação contra influenza segue um cronograma intensificado; são oferecidos postos de vacinação nos feriados e fins de semana. Na última sexta-feira (9), feriado da Nossa Senhora da Conceição, equipes da imunização estiveram no Villa Nova Shopping. Iniciaram a imunização às 9h e permaneceram até às 20h.

Mais de 100 pessoas foram vacinadas. Aline Marina, levou o filho para receber o imunizante. “Aproveitamos o feriado para atualizar o cartão de vacina. A iniciativa dos pontos itinerantes é importante ao ter uma rotina corrida”.

A campanha de vacinação contra influenza foi antecipada por conta do inverno amazônico, onde o índice de chuvas aumenta, deixando as pessoas mais vulneráveis a desenvolver síndromes respiratórias. Ação segue até o dia 15 de dezembro.

O secretário de vigilância em saúde, Gilmar Domingues, reforçou sobre a importância do imunizante. “Nosso objetivo é facilitar o acesso da população às vacinas. Se vacinar é um ato de cuidado”.

Campanha contra influenza

 A campanha de vacinação contra influenza começou em novembro e, até o momento, o imunizante está sendo oferecido aos grupos prioritários, que são: crianças de 6 meses até 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde, idosos acima de 60 anos, profissionais da educação, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiências, profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários e funcionários do sistema prisional.

Imunizante segue sendo oferecido em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Macapá até o dia 15 de dezembro. Para se vacinar, é preciso apresentar documento oficial com foto, cartão de vacina e cartão do SUS.