Moradores da Zona Sul recebem apoio da Prefeitura de Macapá após fortes chuvas registradas na madrugada desta segunda-feira (27) 

Defesa Civil registrou durante a manhã mais de 30 destelhamentos e 15 quedas de árvores pela cidade  

Por Fernando Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Avenida 24 de julho, no bairro Laurindo Banha, Zona Sul de Macapá | Foto: Fernando Tavares/PMM

Na madrugada desta segunda-feira (27) ocorreram fortes chuvas com rajadas de ventos de até 55 km/h, com maior intensificação na Zona Sul e Oeste na cidade, com quedas de árvores e destelhamento das casas. A Prefeitura de Macapá, por meio das secretarias Municipal de Zeladoria Urbana, de Assistência Social, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Municipal estiveram presentes para prestar auxílio e amparo aos munícipes. 

A equipe da Defesa Civil Municipal esteve presente desde o início da manhã auxiliando os moradores do bairro Buritizal, Conjunto Laurindo Banha, Jardim Marco Zero, Santa Inês, Santa Rita, Muca, Zerão, dentre outros pontos da Zona Sul de Macapá. Os bairros da Zona Sul alcançaram até 40 milímetros de chuvas, ocorrendo em dois momentos, um após às 21h e outro às 00h somando os acumulados d’água.    

A Defesa Civil registrou durante a manhã mais de 30 destelhamentos e 15 quedas de árvores pela cidade. Com pontos mais críticos na Zona Sul de Macapá com maiores prejuízos financeiros, mas sem nenhum registro de acidente fatal. 

‘’A Prefeitura de Macapá está atuando para atender todos os munícipes prejudicados com as intensas  chuvas registradas nesta madrugada’’, comunicou o coordenador de Defesa Civil, Aldair Santos.     ´

Nildo Nunes, titular da secretaria municipal de Assistência Social, informou que está monitorando a cidade para poder prestar apoio aos mais afetados com destelhamento e destacou que em média 20 a 30 telhas de fibrocimento onduladas estão sendo entregues aos moradores.

‘’A secretaria está entregando benefícios eventuais aos moradores mais prejudicados com as fortes chuvas, com telhas, cestas básicas e identificando se as famílias necessitam de aluguéis sociais”, explica.

No bairro do Buritizal, na Avenida Felipe Camarão, houve o registro de quedas de árvores.  

Ana Lúcia não mora no bairro, mas veio prestar apoio aos pais que tiveram uma noite fora do comum, ela e os familiares estavam sentados em frente a casa esperando a equipe da Defesa Civil e Semas. 

Ana comentou que por volta das 00h começou a intensificar a chuva com fortes ventos, resultando no detalhamento.  Às 1h o barulho aumentou com a queda da mangueira localizada em frente a casa dos pais de Ana. 

‘’Os meus pais são idosos e tenho dois irmãos deficientes, eu estava preocupada com a residência deles destelhadas, mas a prefeitura entregou 20 telhas para nossa família fazer os reparos em casa’’, disse agradecendo ao gestor municipal. 

A Prefeitura de Macapá está prestando apoio e assistência social aos munícipes da Zona Sul, Centro e Oeste. Aos moradores que quiserem acionar a Defesa Civil precisam ligar para o contato 3242-1770 disponível 24h.

Confira mais fotos: