Blitz educativa abre programação da Semana Nacional do Trânsito

Na manhã desta quarta-feira, 18, foi realizada a primeira ação da Semana Nacional do Trânsito com uma blitz educativa na Avenida FAB, esquina com a Rua Manoel Eudóxio Pereira, no Centro da cidade. Agentes de trânsito e arte-educadores da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) fizeram abordagens com distribuição de panfletos para orientar condutores, pedestres e ciclistas sobre o papel de todos no trânsito.

“Esta é mais uma semana do trânsito que realizamos este ano, acompanhando a programação nacional. Desta vez, o nosso alvo são pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte para o trabalho, para a escola, enfim, como meio de locomoção no dia a dia. Os ciclistas devem ser conscientizados a adotar postura de prevenção e tomar os cuidados necessários no trânsito. Estamos fazendo a nossa parte. Queremos que todos colaborem, e juntos possamos construir um trânsito melhor”, disse o diretor-presidente da CTMac, André Lima.

 

Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rondônia participaram da blitz educativa e, com cartazes em mãos, levaram a mensagem de paz no trânsito. “Trabalhar educação no trânsito, começando pelas nossas crianças é o caminho certo, para que no futuro se tornem pessoas adultas educadas e conscientes no trânsito”, destacou a diretora da escola, Elyquilandia Brito.

 

A aluna Alicia Vitória, 10 anos, ficou feliz ao vestir o uniforme de agente de trânsito e poder atuar como agente mirim. “Uma das coisas que aprendi é a diferença ao atravessar a faixa de pedestre. Em um lugar que tem semáforo, temos que esperar a sinalização abrir para a gente poder seguir, e nas faixas em frente à escola e em locais que sem semáforo, temos que levantar a mão, esperar os carros pararem para poder atravessar. O legal dessas ações é que a gente aprende e se diverte ao mesmo tempo”, contou a estudante.

 

A Semana Nacional do Trânsito está sendo realizada em uma parceria da CTMac com a 5ª Vara Criminal de Macapá. A programação segue com panfletagens, performance de teatro, realização de audiências de instrução e julgamento, com palestras e mostra de vídeos para conscientização e educação no trânsito. O encerramento será dia 28 de setembro com um passeio ciclístico da orla do Araxá até o lugar bonito.

 

Cléia Andrade

Assessora de comunicação/CTMac