Comissão escolhe melhores textos para disputar etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

A Secretaria de Educação de Macapá realizou nesta sexta-feira, 6, a seleção final da etapa municipal dos textos enviados pelas escolas municipais e estaduais participantes da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. A rede municipal de ensino compete na categoria Poesia, com alunos do 5º ano do ensino fundamental.

Este ano, 92 professores e 2.760 alunos de 30 escolas municipais se inscreveram na olimpíada, sendo que apenas 18 enviaram textos. A etapa municipal é uma fase importante na competição, pois, a partir dela, sairá os textos escolhidos que representarão e competirão pelo município na etapa estadual, nas categorias Poema, Memórias Literárias, Crônica, Documentário e Artigo de Opinião.

 

Dos mais de 80 textos avaliados pela banca julgadora, 8 foram selecionados para a próxima etapa (estadual), que acontecerá no período de 26 de setembro a 11 de outubro, de onde sairão os representantes para a fase regional. Foram selecionados dois textos na categoria Poema, dois na Literária, duas crônicas, um documentário e um artigo de opinião.

 

Os textos foram selecionados pela Comissão Julgadora Municipal, formada por um representante da música, um escritor, três profissionais da área de letras e uma jornalista. O resultado dos classificados na etapa municipal será publicado no dia 9 de setembro, no portal www.escrevendoofuturo.org.br.

 

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos das escolas públicas de todo país. O tema deste ano é “O lugar onde vivo”, que tem por objetivo oferecer aos alunos o exercício do “olhar” sobre a comunidade em que está inserido, sobre a realidade em que vive de forma que possa, a partir de uma visão estreita e acurada, colaborar para seu desenvolvimento. 

 

As melhores produções selecionadas por estado participarão dos cinco encontros regionais, um para cada categoria, que serão realizados em São Paulo.

 

Karla Marques

Assessora de comunicação/Semed