1° Noite do Festival Amapá Sabor celebra culinária macapaense com pratos especiais e música regional

14ª edição tem como tema a cidade de Macapá e conta com a parceria da Prefeitura. Evento teve apresentação de Amadeu Cavalcante e Nilson Chaves

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal do Trabalho Desenvolvimento Econômico e Inovação

Público durante primeira noite do Festival Amapá Sabor, Edição Especial Macapá. Programação segue até o domingo dia 12 | Foto: Jesiel Braga/PMM

Nesta quinta-feira (9), iniciou o Festival Gastronômico Amapá Sabor, e em sua primeira noite, trouxe um gosto especial, tanto para os amantes da boa culinária, quanto para os amantes da música regional. A programação que acontece na praça do Barão, centro da cidade, teve em sua abertura, 24 empreendimentos gastronômicos e a apresentação dos cantores Amadeu Cavalcante e Nilson Chaves.

Organizado pelo Sindicato de Hospedagem, Alimentação e Entretenimento do Amapá (Shaea), o festival deste ano acontece em parceria com a Prefeitura de Macapá e tem como tema, a própria cidade. O evento conta com emenda parlamentar do Senador Randolfe Rodrigues.

O Prefeito de Macapá Dr. Furlan esteve presente na programação e durante seu discurso enfatizou a importância da parceria e a grandeza da culinária macapaense.

“Estamos orgulhosos de fazer parte disso e de realizar um grande festival para valorizar a nossa culinária. Temos os melhores restaurantes, pratos e produtores e o povo tá feliz de poder sentir o gosto de Macapá aqui”, declarou.

Durante os quatro dias de festividade os 24 empreendimentos participantes irão ofertar pratos diferenciados, que vão desde o Camarão Tropical até a exótica Pescada Amarela com camarão rosa ao creme de castanha. Os preços dos pratos variam de R$ 15,00 a R$ 30,00 e o festival vai das 18h às 23h, até o próximo domingo (12).

Empreendedora gastronômica e chef amapaense premiada no Prêmio Nacional Dólmã de culinária, Katia Oliveira, apresentou como prato especial da edição deste ano o Camarão Tropical. Ela conta um pouco mais sobre o prato e suas expectativas.

“Uso como base o leite de coco e temperos especiais que fazem o camarão ficar com um gosto diferente. É um prato que tá sendo bem pedido e estou animada com as minhas vendas”, contou a chef.

Outro chef que trouxe novidade nesta edição foi Cláudio Rodrigues, ele apostou na pescada amarela com camarão rosa ao molho de castanha e na casquinha de caranguejo com farofa Crocante.

“Trouxe pratos com ingredientes típicos da nossa região e a combinação ficou incrível. O objetivo é apresentar essa riqueza de sabores que temos aqui em Macapá “, disse Cláudio.

Além da parte gastronômica, o festival também teve produtores da região com produtos como: hortaliças, frutas, queijos, farinha, tucupi, artesanato, plantas ornamentais, e etc.

Funcionária Pública, Tailane Barbosa, experimentou a pescada com camarão rosa ao molho de castanha do Chef Cláudio e contou que achou a combinação muito saborosa, ela também disse que gostou do evento pela organização e variedade de produtos.

Tailane Barbosa (ao lado esquerdo) foi prestigiar o evento junto de sua amiga Rosa Pinheiro, elas provaram um dos pratos exclusivos do chef Cláudio Rodrigues | Foto: Jesiel Braga/PMM

A Prefeitura de Macapá, como parceira oficial da programação, atuou através da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), na logística, planejamento, alocação dos empreendimentos, fiscalização, e outros serviços.

Para a titular da Semtradi, Marciane Santo, o festival é uma ótima oportunidade de aquecer o empreendedorismo local e trazer renda para esses trabalhadores.

“Eventos como esses são importantes para fortalecer a economia local e os empregos gerados pelos restaurantes e também aos nossos produtores rurais”, pontuou a secretária.

Pela parte Cultural do festival a responsável foi a Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) que para o primeiro dia trouxe a apresentação dos cantores regionais Nilson Chaves e Amadeu Cavalcante que fizeram o público dançar e cantar ao som de seus sucessos como, ‘Não Vou Sair’ e ‘Tarumã’.

“O festival é uma forma de trazer essas duas vertentes, afinal a culinária e a música andam juntas. Através dessa apresentação unificada quem vem aqui aprecia uma experiência cultural completa”, ressaltou Caetano Bentes, Diretor-presidente da Fumcult.

O festival Amapá Sabor é uma oportunidade para valorizar os produtos locais, fomentar o turismo gastronômico e gerar renda para os empreendedores do setor. O evento também é uma forma de homenagear a cidade de Macapá.

Presidente da Shaea, Gil Marra | Foto: Jesiel Braga/PMM

Presidente da Shaea, Gil Marra, destaca a parceria da prefeitura como fundamental para enriquecer o festival. “Essa parceria veio para somar, e a Prefeitura acrescentou bastante no evento deste ano. Sem dúvidas um festival que já em seu primeiro dia está sendo um sucesso”, destacou o presidente.

Amapá sabor programação cultural:

Dia 09 quinta-feira:

Música:

  • Amadeu Cavalcante
  • Nilson chaves

Dia 10 sexta-feira:

Música:

  • Mauro Cotta
  • Alberto Moreno

Dia 11 sábado:

Música:

  • Zé Miguel
  • Sertanejo: Karla Carvalho

Dia 12 domingo:

Infantil:

  • Banda Chocolate com Pipoca

Música:

  • Hanna Paulino

Confira mais fotos: