Profissionais de limpeza recebem novas máscaras respiradoras e óculos de segurança

Em favor da valorização dos trabalhadores das equipes de limpeza de vias públicas, popularmente conhecidos como “garis” e “margaridas”, responsáveis pela coleta de lixo domiciliar e por desempenharem um serviço público essencial para a conservação da cidade, a Prefeitura de Macapá entregou na manhã desta quinta-feira, 22, os kits de proteção individual. Os equipamentos aumentam a segurança e a visibilidade do servidor.

O secretário de Manutenção Urbanística de Macapá, Claudiomar Rosa, ressaltou a preocupação da gestão municipal com os profissionais. “Em função do verão, providenciamos óculos de segurança para o operacional e máscaras respiradoras, devido à poeira. São medidas preventivas, uma parceria entre Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística e empresa Terraplena, para um cuidado melhor com os nossos vermelhinhos”.

 

Adalberto Gonçalves Neto destacou a relevância do equipamento. “Gostei muito, pois melhorará o nosso trabalho. Conseguiremos ter mais agilidade durante os serviços de capina, roçagem, podagem de árvore, ainda mais agora nesse período sem chuvas”, relatou. 

 

Cuidados com o lixo doméstico

 

Lâmpadas, copos, louças e embalagens de vidro podem não parecer perigosos, mas são risco em potencial, já que podem quebrar com o manuseio. E para não machucar o coletor, a Semur orienta procurar um material mais rígido para o acondicionamento desses resíduos, como jornal, papelão, latas, garrafas PET ou mesmo embalagens de leite. Os cacos de vidro podem ser embalados dentro de latinhas de leite em pó ou achocolatado.

 

Materiais perfurantes, como pregos, parafusos, arames e, até mesmo, as lascas de madeiras, devem ser colocados em latas, embalagens plásticas ou embrulhados em grandes volumes de jornal.

 

Cliver Campos

Assessor de comunicação/Semur