Município dá início às programações da Semana do Aleitamento Materno e do Bebê

Com cerimônia na UBS Brasil Novo, a Prefeitura de Macapá deu início nesta quinta-feira, 1º de agosto, às programações alusivas à Semana do Aleitamento Materno e do Bebê. Atividades voltadas para as mães e bebês, como oficinas de sling, pintura de barriga, rodas de conversa, apresentação cultural, além de consultas médicas, teste do olhinho e pezinho, orientação nutricional, coleta de PCCU, testes rápidos, vacinação e auriculoterapia, fizeram parte da programação de abertura.

Até o dia 7 de agosto, todas as Unidades Básicas de Saúde desenvolverão atividades que busquem reforçar, dar visibilidade e incentivar a prática da amamentação exclusiva até os seis primeiros meses de vida. “A campanha é justamente para reforçar e incentivar a amamentação. Um ato simples, mas que garante para mãe e criança muitos benefícios. Um deles, por exemplo, é a diminuição de alergias no bebê e hemorragias nas mães no pós-parto”, comentou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli. 

 

Além da proteção no curto prazo, crianças e adolescentes que foram amamentados têm menos chance de se tornar obesas, protege o bebê de infecções e reduz a mortalidade infantil. Benefícios que a auxiliar de estoque Samira Marques sabe bem. O filho Arthur tem 9 meses e continua mamando. “Além do vínculo e do amor que envolve o amamentar, eu vejo que a prática ajuda no desenvolvimento do meu filho. Ele completou nove meses e a coisa mais difícil é ele adoecer, e isso é graças ao aleitamento exclusivo”, disse a mãe.

 

Paralelo à Semana do Aleitamento, acontece a Semana do Bebê, que busca incentivar a reflexão e a avaliação, e o acompanhamento do desenvolvimento e crescimento da criança até os seis primeiros anos. “Todas as programações são voltadas ao reforço dos cuidados que envolvem o crescimento da criança, garantindo assim o seu desenvolvimento integral”, disse a coordenadora de Saúde da Criança, Kisiane Andrade.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

 

Fotos: Nayana Magalhães