Ação social promove um dia de saúde e beleza para pessoas em situação de rua 

Programação atendeu 80 pessoas assistidas pelo Centro-Pop, mais moradores da comunidade

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Cortes de cabelo, massagem relaxante, limpeza de pele, designe de sobrancelhas, atendimentos de saúde, lanches e palestra educativa sobre saúde bucal foram alguns dos serviços disponibilizados para pessoas em situação de rua. A ação que aconteceu nesta terça-feira (10) das 8h30 às 12h, foi uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) através do Centro de Referência Especializado a Pessoas em Situação de Rua (Centro-Pop) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). 

A proposta da ação visa promover bem-estar, cuidados com saúde e beleza, uma forma de garantir e elevar a autoestima de quem passa por um momento de fragilidade financeira e vulnerabilidade social. Durante a programação 80 pessoas foram atendidas. 

Dar um “tapinha” no visual e se arrumar é a vontade de muitos que buscaram a ação para aproveitar os serviços ofertados. É o caso do jovem Bruno Almeida, de 19 anos, que aproveitou a oportunidade para dar um corte no cabelo. “O tratamento e atenção que a gente recebe aqui é muito importante, pois a gente se sente acolhido e capaz de refazer a vida. Hoje aproveitei para cortar o cabelo que há dois meses não cortava, melhorar o visual faz muito bem para gente”, conta Bruno. 

Iniciativas públicas e privadas, em parceria com a Semas, vem trabalhando a diminuição do número de usuários cadastrados, no segundo semestre de 2022 havia 120 registrados na unidade de atendimento e, atualmente, esse número caiu para 45 pessoas que se encontram em situação de rua, o dado é do próprio Centro que faz o acompanhamento conforme os usuários retornam à sua terra natal ou reingressam para o mercado de trabalho e convívio social.  

Marinaldo Santos Barroso, de 47 anos, é um exemplo de reinserção, ele estava na ação e aproveitou os atendimentos realizados pela equipe de profissionais do Senac. Ele conta que há seis anos está no Centro-Pop e que durante muito tempo passou dificuldades na rua, mas agora assistido pelo equipamento, conseguiu um emprego e em breve vai começar a trabalhar. A oportunidade de trabalho é fruto de uma parceria entre Semas, Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) e Cea Equatorial.  

“Já passei por muitas dificuldades na vida, mas depois que cheguei no Centro-Pop sou muito grato pela atenção e cuidado que a gente recebe. Além das ações que cuidam da gente, aqui ganhei uma oportunidade de emprego e quero poder abrir novas portas para outras pessoas que precisam, mostrar que é possível se reerguer e seguir adiante com dignidade”, declarou emocionado Marinaldo. 

Atendimento social 

Além de embelezamento e autoestima os usuários também puderam fazer testes de pressão arterial, glicemia e receberam instruções de cuidado capilar. 

A instrutora do Senac, Danielle Di Lorena, ressalta que os atendimentos são uma forma de resgatar a autoestima e a dignidade de quem precisa e não tem como acessar os serviços. “É uma satisfação muito grande poder chegar até estas pessoas e melhorar a vida delas, tanto na saúde quanto na autoestima”, declarou. 

Para o secretário municipal de Assistência Social, Nildo Nunes, as ações conjuntas são iniciativas importantes para promover melhor qualidade de vida e resgate social das pessoas que vivem em situação de rua.  

“O trabalho conjunto promove melhor qualidade de vida para as pessoas assistidas, além de abrir portas de oportunidade para reinserção no mercado de trabalho”, pontuou o titular da pasta. 

Fotos: Arthur Alves/PMM