Semas comemora 3 anos do Cras Igualdade com ação social na Zona Oeste

Serviços como corte de cabelo, massoterapia e nutrição foram ofertados de forma gratuita para os assistidos da unidade e a comunidade em geral

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Programação contou com cerimônia de parabéns e corte do bolo especial de 3 anos da Unidade | Foto: Nágila Rocha/PMM

Nesta sexta-feira (29), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou uma ação social no bairro Marabaixo III, Zona Oeste de Macapá, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Igualdade, que completou 3 anos de funcionamento. A iniciativa ofereceu diversos serviços administrativos, de beleza, bem-estar e saúde para a comunidade.

Entre os serviços disponíveis, estavam a atualização do CADÚnico, corte de cabelo, palestra sobre saúde bucal, massoterapia, aferição de pressão arterial, vacinação, teste rápido, e atendimento com assistente social e psicólogo.

Dona de casa, Zuleica Silva, 59 anos, é atendida pelo Cras igualdade e aproveitou a oportunidade para fazer teste rápido e levar seu neto na palestra de higiene bucal. Ela conta que a iniciativa facilitou o acesso para os serviços que ela já buscava.

A ação social também contou com a presença da nutricionista, Eliane Portela, que abordou o tema: Alimentação saudável para Crianças Autistas. Além da nutrição, a ação contou com música ao vivo com o cantor Jordyr Joegiler.

Autônoma, Luilda Pires, 36 anos, foi até o Cras atualizar o CadÚnico de sua mãe, Vilsa Borges de 80 anos. Ela relatou que o atendimento foi rápido e que conseguiu levar sua mãe para aferir a pressão.

“O atendimento foi ótimo, nos deram prioridade pela idade de minha mãe e assim pudemos aproveitar para checar a saúde dela”, contou.

Luilda Pires e sua mãe Vilsa Borges | Foto: Wellington Barros/PMM

Os participantes da programação também  puderam conferir uma feira comunitária com produtos confeccionados pelas artesãs, mães e mulheres atendidas no serviço de Convivência e Fortalecimento do Cras Igualdade.

 A coordenadora do Cras Igualdade, Simone Coelho, destacou a importância da ação social para a população. “É uma forma de celebrar os 3 anos do Cras, que é um equipamento essencial para a garantia dos direitos sociais e a promoção da cidadania. Também é uma oportunidade de aproximar os serviços públicos da comunidade, facilitando o acesso e a qualidade de vida das pessoas”, disse.

Serviço ao longo do tempo:

Em seus três anos de existência, o Cras Igualdade já atendeu 19.695 pessoas da Zona Oeste da Capital. Também já foram entregues 3.700 benefícios eventuais, entre os quais estão: cestas básicas, kit bebê, vale-gás e auxílio-funeral.

Confira mais fotos: