Em Macapá, é iniciado 4º ciclo do LIRAa 2019

Agentes de endemias de Macapá estão em campo fazendo o 4º Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) deste ano. O trabalho ocorrerá até 9 de julho em todos os bairros da capital, identificando onde há um número maior de focos de criadouros do mosquito.

Durante as visitas, os profissionais alertam os moradores para que façam uma inspeção nas dependências de suas casas, observando copos, pneus, vasos, caixas d’água ou qualquer outro objeto que possa acumular água e propiciar a reprodução do mosquito.

 

Segundo o último Boletim Epidemiológico, até 24 de junho, foram confirmados 83 casos de dengue, o que significa uma redução de 74,7% comparada com o mesmo período do ano passado, que registrou 328. “É primordial a orientação e o apoio de toda a população. O agente de endemias orienta os moradores para que atuem como multiplicadores. Esse envolvimento no combate é essencial para que possamos continuar reduzindo os números de casos confirmados por doenças causadas pelo Aedes”, destaca o coordenador de Combate ao Aedes, Kilder Vidal.

 

O levantamento é considerado um instrumento fundamental na orientação das ações de controle das endemias causadas pelo Aedes e que serão adotadas pela prefeitura, possibilitando assim o planejamento das atividades de prevenção. Com a conclusão do ciclo, novas campanhas de combate e controle do mosquito serão desenvolvidas durante o ano.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa