UBS Leozildo recebe ação do agosto dourado e 6ª edição da Consulta Ouro

Musicoterapia, atendimento psicológico, pintura na barriga e orientações sobre aleitamento materno, fizeram parte dos serviços ofertados

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Serviço de Pintura na Barriga é oferecido durante ‘Consulta Ouro’ | Foto: Arthur Alves/PMM

Nesta quarta-feira (16), a Prefeitura de Macapá realizou uma programação especial para as mulheres assistidas pela UBS Leozildo Fontoura, localizada na Zona Sul da cidade. Entre os serviços ofertados a Consulta Ouro, que agiliza e prioriza o atendimento para gestantes, e o Agosto Dourado, com orientações sobre amamentação correta e o aleitamento  materno.

Além disso, musicoterapia, pintura na barriga e atendimentos para acompanhamento da saúde gestacional das futuras mães, fizeram parte da programação.

A dona de casa, Valdicleia Costa, de 42 anos, grávida de sete meses, fala da importância da iniciativa. “Faço meu pré-natal aqui na UBS. Hoje vim receber atendimento e aprender um pouco mais sobre aleitamento materno. Essa ação vai fazer diferença na minha vida e do meu bebê”, disse.

Estudante de 23 anos, Vitória Silva, é mãe de primeira viagem e aproveitou a iniciativa para fazer consultas de rotina, ela explica que para ela foi fundamental as orientações sobre o ‘Agosto Dourado’.

“Estou aprendendo a lidar com a maternidade e cada detalhe faz diferença. Amei o atendimento e a programação”, detalhou Vitória.

Vários serviços são ofertados por livre demanda (sem agendamento) para as gestantes, dentre eles estão: consultas médicas e de enfermagem, nutricionista, dentista, atendimento psicológico, exame laboratorial, vacinação, testes rápidos e outros.

Diretora do departamento de Ciclos de Vida da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Larissa Moraes, reforça a importância tanto da ‘Consulta Ouro, quanto do ‘Agosto Dourado’.

“Falamos sobre a importância do aleitamento materno, sobre o tempo de amamentação, além de explicar todo suporte que a UBS oferece. Então, ambas as iniciativas fazem sim, a diferença na vida dessas futuras mamães”, enfatizou Larissa.