Combate à malária é foco de reunião entre Vigilância em Saúde e Exército

Propósito da reunião foi definir ações, com objetivo de preservar saúde dos servidores do Batalhão e população do Torrão do Matapi

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

Reunião ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde | Foto: Luiz Felype Santos/PMM

Nesta sexta-feira (4), a Prefeitura de Macapá realizou reunião com o 8º Batalhão de Engenharia e Construção (8º BEC), no Torrão do Matapi. O objetivo foi definir estratégias para o combate à Malária na área interna da instituição e arredores.

A Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), por meio do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), realizará varredura, testes rápidos, coleta de sangue para análise em laboratório e captura dos mosquitos.

Estiveram presentes o gestor da SMVS, Gilmar Domingues, a subsecretária de Vigilância em Saúde, Alessandra Reis, servidores do DVA e o capitão da 2ª Companhia de Engenharia e Construção (2ª Cia E Cnst), Pedro Wilson Paiva Ferreira.

“As estratégias definidas servem para detectar e descartar os casos de Malária naquela região. Sabemos que o foco da doença foi importada, ou seja, não surgiu dentro da instituição. Caso haja testes positivos, a Vigilância em Saúde garante o imediato tratamento da pessoa”, disse Gilmar Domingues.