Nutricionista dá dicas de alimentação adequada para enfrentar o verão em Macapá

Também é feito o alerta aos veranistas quanto aos cuidados com a hidratação nesse período de altas temperaturas

Por Anselmo Wanzeller - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Nutricionista da Semsa, Thayna Cuevo orienta sobre hábitos mais saudáveis no verão I Foto: Anselmo Wanzeller/PMM

A capital amapaense se encontra sob a Linha do Equador, onde o calor é intenso. Com a chegada do Macapá Verão 2023, evento promovido pela Prefeitura de Macapá, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) dá dicas de cuidados com a alimentação para este período de férias, quando as temperaturas ficam mais altas.

Para ajudar os veranistas a curtirem as programações do festival de verão, com hábitos alimentares mais saudáveis, a nutricionista da Semsa, Thayna Cuevo, alerta: “Durante esses dias de muito calor, alguns problemas de saúde podem ser causados devido as altas temperaturas. Ao longo do dia, o corpo precisa também de muita hidratação, por isso sugiro o consumo de água de coco, sucos naturais sem adição de açúcar e bastante água”, ressalta a nutricionista.

Cuevo lembra a variedade de sucos ricos em vitaminas e da região. “Nossa região é rica em frutas. Temos as frutas da época que são importantes fontes de vitamina, como jambo, acerola, maracujá e melancia”.

A nutricionista indica também os fotoprotetores naturais

São alimentos antioxidantes que potencializam o efeito do protetor solar, como a laranja, acerola, tangerina e caju. Mas não substituem o protetor solar, é importante o uso diário.

Para ajudar no bronzeado

Frutas ricas em betacarotenos: cenoura, mamão, abóbora, manga, melancia, goiaba, são as mais indicadas pela nutricionista.

Evitar surtos alimentares

Para evitar a toxinfecção alimentar, é preciso ter cuidados com os locais de compra. É importante observar a data da validade. Alimentos muito manipulados e expostos por um longo tempo, como nos restaurantes, e sem o devido acondicionamento, podem representar riscos.