Prefeitura de Macapá leva Multivacinação Itinerante para população do Vale Verde, na Fazendinha

Vacinação aconteceu nas dependências da igreja São João Evangelista, com oferta de vacinas de rotina, influenza e covid-19

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Multivacinação atendeu crianças e adultos com vacinas de Covid-19, influenza e vacinas de rotina | Foto: Wellington Barros/PMM

Nesta sexta-feira (7), a Prefeitura de Macapá promoveu a Multivacinação Itinerante na região do Vale Verde, no Bairro Fazendinha, como parte de um esforço para imunizar a população contra diversas doenças, como Covid-19 e influenza. A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), visa atender tanto adultos quanto crianças, com a oferta de todas as vacinas de rotina disponíveis.

A ação aconteceu na igreja São João Evangelista, com uma equipe de profissionais da saúde, entre enfermeiros e técnicos em enfermagem.

A autônoma Jeanny Picanço, 38 anos, é moradora do bairro e aproveitou para atualizar a caderneta de vacinação de seus três filhos, Beatriz Barros, Carlos Souza, e Rielly Barros. “Eu vim aqui na igreja trazer meus filhos para  tomarem as vacinas deles que estavam atrasadas, graças a Deus já tomaram e nem demorou”, relatou a autônoma.

Dona de casa, Daniela da Silva é moradora há 10 anos do bairro e levou sua filha, de 11 anos, para se vacinar. Ela conta que ações como estas são importantes para levar vacinas até a comunidade e facilitar o acesso sem precisar se deslocar para uma unidade de saúde.

A Multivacinação Itinerante teve início no dia 26 de junho e segue um cronograma estabelecido pela SMVS. O objetivo principal é atualizar os cartões de vacinação de crianças menores de cinco anos, consideradas prioritárias nessa iniciativa. Durante o evento são aplicadas doses que estão prestes a vencer ou que precisam ser administradas de acordo com as etapas recomendadas para o público infantil. Além disso, os adultos também são contemplados nessas ações.

A ação da Prefeitura de Macapá tem sido bem recebida pela comunidade, que enxerga a iniciativa como uma oportunidade conveniente para regularizar a situação vacinal de seus filhos e também se protegerem. A descentralização da vacinação das unidades de saúde, levando-a diretamente aos bairros, facilita o acesso e aumenta a adesão da população, contribuindo para o fortalecimento da saúde pública na cidade.

Enfermeira da Central de Imunização de Macapá, Nathussia Cantão, fala da importância da Multivacinação Itinerante. “A ação é importante para que a gente possa atualizar a caderneta dessas crianças e adultos e assim atingir a cobertura vacinal que é o objetivo da campanha”, enfatizou a enfermeira.

Confira mais fotos: