Semtradi inicia curso de costura moda praia com objetivo de gerar renda extra durante Macapá Verão 2023

Aulas iniciaram nesta quinta-feira (6), das 8h às 12h, no Centro Comunitário Profissionalizante dos Congós, Zona Sul da cidade

Por Wellington Barros - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Aluna Célia Pires é costureira há mais de 36 anos e aproveitou a oportunidade para se atualizar na profissão | Foto: Giovane Brito/PMM

O verão chegou e muitas pessoas aproveitam o momento para se divertir nos balneários e rios da cidade. Pensando nisso, a Secretaria Municipal do Trabalho Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) deu início ao curso de costura moda praia.

As aulas iniciaram nesta quinta-feira (6), das 8h às 12h, no Centro Comunitário Profissionalizante dos Congós, Zona Sul da cidade, com o objetivo de capacitar pessoas que já atuam no mercado da costura e desejam empreender durante essa época do ano.

Costureiro há 5 anos, Jefferson Silva conta que não tem experiência com a produção desse tipo de peça e o curso vai servir para ampliar seu campo de atuação na costura.

“Nunca produzi peças de banho e esse foi meu motivo para participar. Aqui no curso vou poder ampliar meu aprendizado e aproveitar para vender no verão, quando a procura aumenta”, disse o costureiro.

Curso terá aulas teóricas e práticas e os alunos vão aprender a produzir biquínis, maiôs, cangas, sungas e ecobags com materiais como algodão cru, algodão com poliéster e lycra.

Funcionária pública e costureira, Célia Pires, de 50 anos, fala da importância de aprender novas técnicas nesse período do ano.

“A capacitação vai ajudar a melhorar nossa renda. É um momento oportuno que facilita a venda dessas peças, e ainda tem o Macapá Verão, tudo se encaixa”.

Célia Pires pretende complementar sua renda através da produção de peças moda praia | Foto: Giovane Brito/PMM

As aulas acontecem até o dia 20 de julho e são ministradas por três profissionais que fazem parte do coletivo Modamazon, Drico Pacheco, Irene Gama e Leila Oliveira.

Na última fase do curso, os alunos vão aprender a parte de cerigrafia com a pintura das peças produzidas, para costumizar os produtos com desenhos de pontos turísticos de Macapá. Todo o material produzido será vendido pelos empreendedores em um stand na praia da Fazendinha e nas dependências do shopping localizado na Rod. Juscelino Kubitscheck.

Um dos instrutores da capacitação, Drico Peixoto, explica que as técnicas ensinadas são de extrema importância e que a ideia do projeto é gerar renda extra e inserir essas pessoas no mercado de trabalho.

O curso de Moda Praia da Semtradi faz parte de um esforço mais amplo para impulsionar o empreendedorismo e promover o desenvolvimento econômico na região.

A Coordenadora de emprego e renda da Semtradi, Elciane Barbosa, reforça o objetivo do curso. “Essa iniciativa vai atualizar esses profissionais para aproveitarem o momento oportuno do Macapá Verão e a temporada de verão em si, esse tipo de produto vai ajudá-los a alavancar suas produções e fazer boas vendas”, ressaltou a coordenadora.