Mercado Central é palco para talentos amapaenses no 1º Verão das Artes

Artistas foram selecionados através do edital 007/2022 da Fundação Municipal de Cultura

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social


Palco do 1º Verão das Artes, o Mercado Central recebeu na noite desta terça-feira (4) artistas amapaenses do audiovisual, evento que integra o Maior Macapá Verão de todos os tempos. Ao longo do dia, o espaço também recebeu expressões de artistas das artes visuais e da literatura. 

Os artistas foram selecionados através do edital 007/2022 da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult). Verão das Artes é uma oportunidade de compartilhamento de talentos e expressões artísticas com o público, o evento irá ocorrer toda terça-feira, no Mercado Central.

Os artistas Sitta Pelo Mundo, Eduardo Damasceno, Ulisses Pataka e Inácio Senna apresentaram suas produções audiovisuais.

Potencializar vozes periféricas e dar visibilidade para quem é, muitas vezes, invisível, é a mensagem central do trabalho exibido pelo artista do audiovisual, Sitta Pelo Mundo.

Sitta trabalha há anos com produções audiovisuais e esta é a primeira vez que ele  exibe ao público o seu trabalho. O Artista explica que dar voz a outros artistas locais é uma das mensagens deixadas pelas suas criações. 

“Meu trabalho é uma apresentação musical  de 17 minutos do grupo de Rap CL Cria,  artistas talentosos da Zona Norte. Eu quis mostrar um pouquinho dos talentos que muitas vezes, por falta de oportunidade se tornam invisíveis. Fico feliz em poder mostrar o meu trabalho e dos meus colegas na 1º edição do Verão das Artes”, disse o artista.


O evento proporciona uma experiência cultural única também para os visitantes. O olhar curioso e os aplausos após cada exibição é o sinal de aprovação de Deise Cyrus, espectadora das apresentações. Ela conta que valoriza a expressão cultural de artistas macapaenses.

“Nós temos artistas muito talentosos e criativos no nosso município, tudo que foi mostrado aqui nos prova isso, então precisamos valorizá-los. Foi uma noite muito agradável, pois o Mercado Central é um complexo de coisas boas”. 


O Verão das Artes no Mercado Central movimenta a economia e gera renda para  os empreendedores locais por meio da venda de alimentos e serviços para os visitantes. A Gastrônoma, Aldaleia do Socorro,  aproveitou a ocasião para vender em dobro. Ela conta que em eventos como este, seu lucro duplica, pois a procura pelas suas comidas típicas aumenta.

“Há mais de um ano que vendo pastéis, camarão rosa e muitas outras comidas caseiras aqui no Mercado Central. Em programações como esta eu produzo mais porque sei que muitas pessoas comparecem, logo tenho mais clientes e mais renda”, disse aldaleia. 


Macapá Verão 2023 

O Verão das Artes tem data e local marcado. Em todas as terças-feiras de julho quem for ao Mercado Central poderá prestigiar a arte dos talentos amapaenses das artes visuais, literatura e audiovisual. Sempre das 10h até o final da noite. 

Marcas oficiais do Macapá Verão 2023 o maior de todos os tempos:

CSA- Concessionária de Saneamento do Amapá, Mercadão dos medicamentos, AK Motor’s, TV Equinócio, Rede Amazônica, Domestilar, Santa Rita Engenharia LTDA, Você Telecom, Águas da Amazônia, Limpex Hospitalar, Ecopostos, Tratalyx, Center Kennedy, CEA- Grupo Equatorial Energia, Claro Brasil, Laboratório Dr. Paulo J. Albuquerque, Faculdade Estácio.

confira mais fotos