Nesta quinta-feira (29), o Conjunto Habitacional São José, no bairro Buritizal, foi escolhido para ser o ponto Itinerante de vacinação contra influenza, covid-19 e vacinas de rotina. A iniciativa da Prefeitura de Macapá é realizada pela Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS).
A equipe, composta por enfermeiros e técnicos em enfermagem, deu início aos atendimentos por volta das 9h e vai seguir até às 17h com as aplicações no Galpão Social do Habitacional.
Manicure, Nathália Marques, 28 anos, é moradora do bairro Buritizal. Ela ficou sabendo da vacinação Itinerante e aproveitou para levar seus filhos Diógenes da Silva, 10 anos, e Aragorn Marques, de 2 anos, para se vacinarem.
“Aqui tem muitas crianças, com certeza, e nos arredores também, então é muito importante tá trazendo pra cá essa equipe porque fica bem mais fácil de vir e não enfrentar fila. É um incentivo bem grande”, contou a manicure.
A multivacinação itinerante tem o objetivo de facilitar o acesso da população aos imunizantes, para quem não tem condições de ir até uma unidade de saúde por questões de rotina de trabalho, condições especiais de saúde ou situação financeira.
Dona de casa e mãe de um filho portador de necessidades especiais, Telma Almeida, 61 anos, mora no Conjunto Habitacional há mais de 8 anos. Ela conta que tem dificuldades de ir a UBS por não poder deixar o filho sozinho, por isso a ação foi uma ótima oportunidade para atualizar a carteira de vacinação dela.
A vacinação Itinerante está programada para acontecer em várias regiões da cidade e será ofertada amanhã (30), para a população do Conjunto Habitacional Macapaba, na Zona Norte de Macapá, das 8h às 17h.
Raiza Souto, enfermeira, faz parte da equipe itinerante da Central de Imunização da Prefeitura. Ela fala da importância de se vacinar.
“Tanto de rotina, quanto de covid, as vacinas de um modo geral são importantes para a prevenção de doenças e várias patologias. Nossa equipe está passando por várias partes da cidade levando a cobertura vacinal para todos da população”, ressaltou a enfermeira.
Confira mais fotos da Multivacinação :
Fotos: Wellington Barros/PMM