ECA e TI são temas do aulão a candidatos ao exame para os Conselhos Tutelares de Macapá

Exame acontece neste domingo (25) no Colégio Amapaense, das 8h às 12h. Mais de 70 pessoas são esperadas

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Palestra aconteceu no auditório da Fundação Municipal de Cultura | Foto: Arthur Pantoja/PMM

Pela primeira vez a Prefeitura de Macapá, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente(CMDCA), realiza o exame para eleição dos Conselheiros Tutelares de Macapá, quadriênio 2024/2028. E para capacita-los, neste sábado (24) os concorrentes receberam uma qualificação com os principais temas que serão abordados na prova.

O exame acontece neste domingo (25) no Colégio Amapaense, das 8h às 12h. Mais de 70 pessoas são esperadas.

“Estamos repassando para os candidatos os assuntos principais que deverão ser abordados na prova. Nosso principal objetivo é compartilhar conhecimento para aqueles que futuramente irão ocupar cargos importantes”, afirmou o presidente da Comissão do Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente, José Ronaldo.

Os aprovados irão atuar nos conselhos tutelares das Zonas Sul, Norte e Oeste de Macapá. Para o candidato Mauro Gemaque, a capacitação tem a finalidade de sanar dúvidas e garantir a vaga como conselheiro.

“O dia que antecede a prova também deve ser de estudos. Além disso, esses são temas importantes para nós que almejamos trabalhar com público infantil e adolescentes”, disse.

Já a palestrante e Assistente Social, Séfora do Carmo, comenta que os assuntos abordados são o básico para atuação dos profissionais.

“O tempo foi curto, mas conseguimos passar temas importantes que são o manual da atuação do conselho tutelar. Assim, essas pessoas podem entender qual o papel da sua futura área de trabalho”, destaca.

 O processo é conduzido pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), com suporte logístico da Semas e acompanhamento do Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP).