Aniversário da Clínica-escola Coração Azul é festejado com alegria por pais e alunos da rede municipal de ensino de Macapá

Instituição comemora 1 ano de atividades. A programação também é alusiva ao Dia Mundial do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Primeiro aniversário da Clínica-escola é comemorado com muita alegria e diversão | Foto: Mary Paes \ PMM

A Clínica-escola Coração Azul completou em maio, seu primeiro ano de atividades no município de Macapá, e para celebrar o acontecimento, a direção da unidade realizou na manhã deste sábado (24), o Arraiá do Orgulho Autista, em alusão ao Dia Mundial do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho.

Em 1 ano de atividades, a instituição implementou os atendimentos aos alunos da rede municipal de ensino, oferecendo 9 especialidades de saúde e educação aos estudantes diagnosticados com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Para a diretora Camila Cadena, é importante festejar o aniversário da Clínica-escola, principalmente, porque o espaço é uma conquista da comunidade escolar e da sociedade, como um todo. A instituição oferece atendimento gratuito para os estudantes do 1° período ao 5° ano da rede de ensino municipal, com terapias e tratamentos que representam um papel importantíssimo no desenvolvimento das crianças, tanto na escola, quanto no convívio social.

“Organizamos este Arraiá para comemorarmos junto com as crianças e as famílias, o primeiro ano da clínica-escola e também como forma de agradecimento às conquistas e desafios superados”, disse Camila Cadena.

A secretária municipal de Educação Monick França, esteve prestigiando o evento e destacou o trabalho desenvolvido pela clínica-escola no sentido de oportunizar a alunos com autismo, vivenciarem as tradições festivas de forma afetiva e cuidadosa.

A programação contou com sala de recreação, pescaria, pintura de rosto e atividades psicomotoras e música.

As crianças estavam animadas e abertas às brincadeiras.

Vestido a caráter, o pequeno Henrique Oliveira, de 7 anos, estudante do 3° ano da Emef Hildemar Maia, falou da sua alegria com o evento. “Eu gosto de festa junina porque eu danço e brinco bastante com meus coleguinhas”, falou empolgado.

O casal Ellen Nascimento e Luis Claudio, pais de uma criança atípica, ressaltaram a importância da socialização que a clínica-escola oferece aos estudantes e o quanto as terapias refletem positivamente no desenvolvimento das crianças.

A Clínica-escola está localizada na avenida Procópio Rola, 1176, e atualmente, atende 100 crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) da rede de ensino do município.
Para os atendimentos, conta com 38 servidores em seu quadro, entre profissionais de educação física, psicólogos, fisioterapeutas, odontólogos, nutricionistas, psicopedagogo, terapeutas ocupacionais, musicistas e professores de ensino especial, além do apoio de outros servidores.

Confira mais fotos:

Fotos: Nágila Rocha \ PMM