‘Guerreiros de Fogo’ e ‘Rosa dos Ventos’ são as campeãs do 2⁰ Concurso Municipal de Quadrilhas, em Macapá

Disputa e premiação integram a programação de festas juninas promovida pela Prefeitura de Macapá

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Guerreiros de Fogo foi a campeã dos grupos estilizados I Nágila Rocha/PMM

Rosa dos Ventos é a campeã dos grupos tradicionais I Foto: Jesiel Braga/PMM

A quadrilha tradicional, Rosa dos Ventos, e a estilizada, Guerreiros de Fogo são as campeãs do 2⁰ Concurso Municipal de Quadrilhas, no Arraiá du Mercado Centrá, promovido pela Prefeitura de Macapá. O resultado foi divulgado na tarde domingo (18), após apuração realizada no prédio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult).

Apuração ocorreu na sede da Fundação Municipal de Cultura | Foto: Luiz Felype Santos/PMM

A apuração também definiu o vice-campeão das tradicionais, e os terceiro e segundo lugar das estilizadas (veja quadro completo abaixo). Participaram representantes de cada agremiação.

O Arraiá iniciou na sexta-feira (16) e termina neste domingo (18) com apresentações das campeãs e show da Banda Magníficos.

Durante as apresentações no Mercado Central, todos os conjuntos foram avaliados por jurados que observaram os seguintes fatores para o êxito das apresentações: cumprimento do horário de concentração; certificação de número mínimo de pares e execução do tempo de apresentação; verificação da documentação de todos os integrantes; montagem de cenários no espaço de apresentação em tempo hábil e retirada obrigatória de cenários no espaço de apresentação em tempo hábil.

As notas atribuídas para cada fator variaram de zero a 10. Todas foram anotadas no evento, rigorosamente lacradas, somadas e divulgadas para todos os representantes dos grupos juninos, nesta tarde.

A comissão julgadora, liderada pelo assessor jurídico Max Gregori, avaliou os quesitos de julgamento: conjunto, evolução, coreografia e dança (exceto para as tradicionais); criatividade, indumentária; marcador, miss caipira, passos de quadrilha e temática.

No total, seis associações tradicionais e 18 grupos estilizados receberam análises. Deste último, um foi desclassificado.

Resultado Geral:

Campeãs tradicionais:

1° – Rosa dos Ventos 

Nota: 119,9

2° –  Piranhas dos Matutos 

Nota: 118,9

3° Piriguetes dos Matutos

Nota: 118,9

Campeãs estilizadas:

1° – Guerreiros de Fogo 

Nota: 159,1

2° – Luar do Sertão 

Nota: 159,1

3° –  Pequena Dama 

Nota: 158,7.

Temáticas das vencedoras

Rosa dos Ventos, primeiro lugar do grupo das tradicionais, apresentou o tema: “Prepare seu coração, ser matuto não é só pé e mão. É fé, forró, xote, xaxado e baião. Rosa dos Ventos faz a festa no Arraiá de São João”.

Já o tema dos Guerreiros de Fogo, primeiro na categoria estilizada, foi “E Você, Acredita em Sorte?”, em que propõe uma imersão para definir o conceito da palavra, seja na vida, amor ou nos jogos, de maneira a mostrar abordagens místicas e religiosas sobre o assunto.

Quadrilha tradicional Rosa dos Ventos durante apresentação no Mercado Central, no último sáabdo | Foto: Jesiel Braga/PMM

“Foi uma luta árdua, difícil e complicada, mas chegamos onde queríamos e conquistamos mais uma vez o título, ou seja, somos bicampeão do maior e melhor arraiá de Macapá. Somente temos que agradecer”, disse o marcador e coreógrafo da Associação Folclórica Cultural Rosa dos Ventos, João Paulo.

“Gostaria de agradecer a todos os colaboradores e todos que foram incansáveis. Foram noites e noites de intensa missão. É uma satisfação enorme alcançar o segundo lugar. É uma vitória”, frisou o presidente do grupo Piranha dos Matutos, Diogo Castro.

Atração nacional neste domingo 

A programação do maior forrozão da capital continua neste domingo, com a apresentação das campeãs, entrega de premiação e show da Banda Magníficos no último dia do arraiá.