Prefeitura de Macapá realiza 2ª edição do Festival Paradesportivo Escolar

Evento reuniu 240 estudantes em 4 modalidades esportivas. O Festival não possui caráter competitivo e todos os participantes receberam medalhas das mãos do prefeito de Macapá, Dr Furlan

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

“Jogos Paradesportivos Escolares” | Foto: Jesiel Braga/PMM

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Divisão de Educação Especial (DEE), realizou na manhã desta quarta-feira (7), a segunda edição do Festival Paradesportivo Escolar, no estádio Glicério Marques, centro da capital. O Festival faz parte do projeto “Jogos Paradesportivos Escolares” e tem por objetivo proporcionar momentos lúdicos, de integração e trocas de experiências entre os alunos, através da prática esportiva.


De acordo com Luziwania Oliveira, coordenadora do Festival e dos “Jogos Paradesportivos Escolares”, a iniciativa atende mais de 1.700 alunos da rede de educação especial do município. “O intuito do festival é promover a inclusão, motivação e trazer ludicidade a essas crianças, através dos jogos, da dança e do atletismo”, disse.

Luziwania Oliveira, coordenadora do projeto | Foto: Jesiel Braga / PMM


A programação contou com atletismo, vôlei sentado, dança, brincadeiras, pintura de rosto e música com a animação do artista Tio Nescal.

A paratleta Luciene Rodrigues Martins, de 13 anos, participa do projeto Jogos Paradesportivos Escolares nas modalidades arremesso de peso, dardo e disco. Ela falou de como se sente feliz com eventos assim. “É uma oportunidade que temos para conhecer outros paratletas e também para mostrar nosso talento e saber que nós podemos fazer um esporte, assim como qualquer pessoa”, ressaltou.

David Lobato, estudante do 5º ano da escola municipal Maestro Miguel falou que estava feliz por ter ido ao estádio Glicério Marques. “É bom sair um pouco pra um lugar diferente, se divertir. Estou gostando muito do Festival”, disse empolgado.

A secretária municipal de educação Monick França, ressaltou a importância da Secretaria na política de inclusão. “Vivemos um momento de promover a inclusão na educação, na sociedade em geral e no esporte, e hoje temos a oportunidade de reunir essas crianças da educação especial para participação em quatro modalidades de jogos e atletismo. É um momento importante de socialização e trocas, tanto para os estudantes quanto para os professores e gestores”, frisou a secretária.

Secretária municipal de educação Monick França | Foto: Jesiel Braga / PMM

Participaram do Festival, 240 estudantes da Educação Especial da rede de ensino do município.

O Festival não tem caráter de competição e todos os participantes receberam medalhas das mãos do prefeito de Macapá, Dr. Furlan. As escolas com maior número de estudantes inscritos no Festival levaram troféus do 1º ao 5º lugar.

O prefeito destacou a preocupação das secretarias na política de inclusão por meio do esporte. “É importante a participação de toda a comunidade escolar em eventos como esse, porque quanto mais engajamento nós tivermos, mais promovemos a inclusão e o conhecimento dessa transformação pela qual a educação está passando em Macapá”, disse o chefe do executivo.

Classificação das Escolas

1º lugar: Wilson Malcher
2º lugar: Emef Amapá
3º lugar: Emef Ana Maria da Silva Ramos
4º lugar: Emef Odete de Almeida Lopes
5º lugar: Emei O Pequeno Príncipe

Esse projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com apoio das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e a de Esporte e Lazer (Semel).

Fotos: Jesiel Braga / PMM

Fotos: Jesiel Braga | PMM