Prefeitura de Macapá dá assistência para famílias atingidas no sinistro do bairro Araxá

Cerca de 60 famílias são assistidas, e mais de 100 servidores atuam no local

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Mais de 100 servidores da Prefeitura de Macapá atuam no local | Foto: Jesiel Braga/PMM

Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (23) equipes das secretarias municipais de Macapá atuam na assistência das famílias que tiveram suas residências atingidas pelas fortes chuvas na capital durante a madrugada. Cerca de 60 famílias são assistidas, e mais de 100 servidores atuam no local. Apenas uma casa teve perda total, a família será incluída aluguel social.

“Trabalhamos na catalogação das residências atingidas para minimizar os danos dessas pessoas. Esse é um período sazonal de inverno amazônico, ou seja, estamos vivendo neste período de fortes chuvas que ocorrem no decorrer do dia ou da noite”, explica o coordenador da Defesa Civil, Aldair Santos. 

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou o estudo social dos moradores daquela região. “Vamos atuar na entrega de alguns benefícios. Além disso, a secretaria de Mobilização entregou mais de 1,5 mil telhas para as vitimas do sinistro”, detalha o diretor interino do Departamento de Proteção Básica da Semas, Wanderton Darlon.

Aposentado Moacir Fernandes, de 78 anos, recebeu 40 telhas que irá ajudar na reconstrução de sua casa. “Moro com mais duas pessoas, no momento do ocorrido estava dormindo e acordei com o barulho das telhas caindo. Agradeço pela ajuda de poder reestruturar meu telhado e não ficar desabrigado”, disse o idoso.

Para dona de casa Zenilda Sarmento, de 46 anos, a colaboração das equipes veio em boa hora. “Vivemos um momento de desespero, minhas filhas estavam comigo em todo momento e agora recebemos ajuda e vamos poder reerguer nossa casa”, conta.

Assistência continua

Na tarde desta terça-feira (23), equipes Secretaria Municipal de Assistência Social Social (Semas), Secretaria Municipal de Mobilização Social (Semmopp), Zeladoria Urbana e Secretaria Municipal de Obras (Semob), prestaram toda assistência necessária para famílias que sofreram de mais um sinistro no bairro Congós, zona de Macapá. Ao todo, foram distribuídas mais de 500 telhas Brasilit. 

Em caso de perigo iminente a população deve entrar em contato com a Defesa Civil, através do número 3242-1770

Fotos: Jesiel Braga/PMM