Prefeitura de Macapá disponibiliza ponto de vacinação em faculdade no bairro Cabralzinho

Até sexta-feira, das 8h às 13h, aproximadamente 500 doses contra a influenza serão disponibilizadas à comunidade em geral e acadêmica

Por Anselmo Wanzeller - Secretaria Municipal de Saúde

Ação é uma das medidas para combater o surto gripal I foto: Nágila Rocha / PMM

Reforçando as ações de combate e prevenção às síndromes gripais, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com Faculdade Anhanguera, no bairro Cabralzinho, iniciou nesta segunda-feira (22) busca ativa para vacinação contra Influenza. O ponto de vacinação é aberto à população da Zona Oeste.


Quem ainda não foi vacinado pode procurar a sala F da instituição para receber a imunização até sexta-feira, das 8h às 13h. Cerca de 500 doses serão disponibilizadas para a instituição de ensino. A vacinação dos alunos e comunidade em geral será feita pelas equipes de enfermagem da faculdade.

Conforme a técnica em enfermagem, Luíza Nunes, a faculdade entra com a estrutura e recursos humanos e a Prefeitura de Macapá fornece as vacinas e os insumos. “Além de atendermos a comunidade acadêmica, a vacinação também se destina aos moradores do bairro Cabralzinho e comunidades vizinhas. Percebemos a necessidade de ajudarmos na intensificação e nessa busca ativa. Além de atendermos a comunidade, proporcionamos aos acadêmicos de enfermagem o campo de prática”, enfatizou a profissional da saúde.

Luiza Nunes reforça a necessidade da população se vacinar I foto: Nágila Rocha / PMM

Wellington Freitas, acadêmico de fisioterapia, fala da importância dessas ações realizadas para a comunidade acadêmica.

“A facilidade no acesso à vacina me ajudou demais a conciliar os estudos com a atualização de minha carteira vacinal. São ações importantes, que nos ajudam a nos proteger dessa gripe. Agora sim me vacinei, e o melhor, não precisei faltar aula”, comentou o acadêmico.

Wellington Freitas, acadêmico de fisioterapia, achou muito importante as ações realizadas na faculdade I foto: Nágila Rocha / PMM

Campanha

Mais de 70 equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) estão percorrendo os bairros de Macapá em um grande mutirão de vacinação contra o vírus da Influenza.


A vacinação faz parte do programa “Protege Macapá”, desenvolvido entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS). O programa está atuando na sensibilização da população sobre a importância da vacinação, na ampliação das coberturas vacinais e para descentralizar os atendimentos de imunização das Unidades Básicas de Saúdes (UBSs).


Para atualizar a carteira de vacinação, a dona de casa, Kellen Almeida, aproveitou a ação para levar os filhos.

“Moro próximo do bairro Cabralzinho, fiquei sabendo que a faculdade iria disponibilizar a vacina e corri para cá com meus dois filhos. Amei a iniciativa, pois já estava pensando como iria levar meus filhos em outro lugar para se vacinarem, visto que me falta tempo”, declarou Kellen.

Ações como essa buscam ampliar as coberturas vacinais como forma de prevenção I foto: Nágila Rocha / PMM