Na tarde desta terça-feira (16), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenadoria de Gestão Pedagógica, realizou a primeira formação de 2023, do Programa Criança Alfabetizada, direcionada aos coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino.
A capacitação abordou temáticas de gestão do planejamento, acompanhamento e monitoramento do ensino e da aprendizagem na escola.
A coordenadora de gestão pedagógica, Solange Pereira, ressaltou que o programa é realizado por meio de um regime de colaboração entre as redes de ensino municipal e estadual, que contempla a formação continuada de professores e gestores. Por meio deste programa ocorrem diversas avaliações dos estudantes para coleta de dados sobre a evolução do aprendizado de cada um deles.
“Um dos objetivos do programa é fortalecer o processo de alfabetização das nossas crianças na idade certa, que seria até o 2° ano do ensino fundamental”, destacou a coordenadora.
Cerca de 50 profissionais estavam presentes na formação.
Romildo Holanda Júnior, coordenador Pedagógico da Emef Cacilda Ferreira Vasconcelos, em Fazendinha, falou da importância da formação do programa.
“Essa formação é de extrema necessidade porque é nela que a gente encontra o feedback, as orientações, o acompanhamento, e de certa forma, o monitoramento de todo trabalho que a gente desenvolve nas escolas”.
Para o coordenador do Programa Criança Alfabetizada, Bruno Marcelo Costa, a premissa da formação é desenvolver ações, aapropriar-se de conteúdos e de estratégias para a alfabetização das crianças, ainda na infância.
“O programa tem esse propósito, de tornar nossas crianças, leitoras fluentes na idade certa”, concluiu Bruno.
De acordo com o coordenador, as próximas formações do programa serão para gestores e professores do ensino fundamental e da educação infantil.
O programa criança alfabetizada tem como princípio a alfabetização na idade certa, desenvolvendo ações de formação continuada, acompanhamento pedagógico e execução de avaliações internas e externas para subsidiar ações pedagógicas.
Confira mais fotos:
Fotos: Mary Paes | PMM