Secretaria de Vigilância em Saúde de Macapá divulga balanço quadrimestral da Vacinação Antirrábica

Mais de 3 mil cães e gatos foram imunizados de janeiro a abril

Por Luiz Felype Santos - Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde

Agentes de saúde da SMVS aplicam vacina contra a raiva em uma pitbull | Foto: Jesiel Braga

Um total de 3.637 cães e gatos, entre machos e fêmeas, foram imunizados contra a raiva entre os meses de janeiro a abril deste ano, segundo balanço da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS). O resultado é considerado positivo pela pasta e reflete o trabalho das intensas ações semanais de Vacinação Itinerante em pontos estratégicos de Macapá.

Abril foi o que mais houve imunizações. Foram 2.127 animais vacinados. Em março totalizaram 976, fevereiro 311 e em janeiro, 223 animais vacinados.

Desde o início do ano, os agentes de endemias do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) imunizaram cães e gatos em bairros como Macapaba, Ipê, Infraero II e Distrito do Bailique, e, ainda, nos pontos fixos: DVA e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). 

“São números positivos, pois estamos conseguindo avançar mais em comparação ao ano passado. Pedimos à população que compareça no momento que há vacinação antirrábica nos pontos itinerantes previamente divulgados. A avaliação é positiva em relação ao número que temos até agora”, disse o diretor do DVA, Carlos Nelson.

Serviço:

Para que os animais sejam imunizados, os tutores podem levar os pets em dois pontos fixos, que funcionam das 8h às 17h:

  • Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), na Alameda Campo Belo, n°207, bairro Cabralzinho;
  • Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na Rodovia Josmar Chaves Pinto, s/n, bairro Vale Verde.

O imunizante é ofertado gratuitamente para animais acima de três meses de idade e que estejam saudáveis. Para recebimento da dose, é necessária a apresentação do cartão de vacinação. A aplicação da vacina é obrigatória e protege cães e gatos contra a raiva animal.