Festa do Trabalhador reúne mais de 130 empreendedores na Praça Floriano Peixoto

Hortaliças, plantas e artesanato em madeira fazem parte dos produtos mais procurados pela clientela

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Ovos, plantas medicinais e ornamentais, peixes frescos e outros produtos foram comercializados | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

Para comemorar o Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Macapá realizou nesta segunda-feira, 1º de maio, a tradicional pescaria na praça Floriano Peixoto. O evento contou com apresentações de artistas regionais. Além disso, 130 empreendedores, entre agricultores e artesãos, tiveram a oportunidade de expor e comercializar seus produtos.

“A valorização do pequeno e grande empreendedor é de extrema importância, ainda mais em eventos como esse. Nosso objetivo vem sendo cumprido e os agricultores estão de parabéns pela qualidade dos itens que estão sendo vendidos. Essa é uma forma de fomentar a agricultura familiar do município de Macapá”, afirma o secretário de Agricultura do município, Eduardo Fleury.

Frutas, hortaliças, mel, laticínios, comidas típicas, plantas medicinais e ornamentais, ovos, peixes frescos e muitos outros produtos foram comercializados. Entre esses, o destaque nas vendas de hortaliças, plantas e artesanato em madeira sendo uma das mercadorias mais procurados pela clientela. Maria Wilma Mendonça, estava a trabalho, mas conta que aproveitou o momento para adiantar suas compras e ajudar o pequeno empreendedor.

“Os produtos são sempre fresquinhos do jeito que a gente gosta. Hoje aproveitei para comprar verduras e hortaliças. A gente sabe da importância que é para esses empreendedores ter o seu trabalhado valorizado e a melhor forma de fazer isso é comprando os seus produtos”, disse sorridente.

A estudante Estefany de Sousa, de 13 anos, veio da Zona Sul da capital, bairro Universidade. A jovem estava acompanhada de sua família. “Meus pais trouxeram a gente para passear e aproveitar o feriado. Para gente o dia é de alegria e união, meu pai gosta de eventos como esse e sempre faz questão de nos trazer”, comenta.

Artesã, Marciana Nonato participa da feira todos os anos, para ela a satisfação de expor seu trabalho para a comunidade é gratificante. “Faço meu trabalho com amor, minha arte também é fonte de renda. A felicidade de poder participar dessa festa é inexplicável, além de comerciante sou uma admiradora da feira, e estou comemorando o dia do trabalhador do jeito que a gente gosta”.

Feira Agricultura e Arte

A Feira incentiva o comércio local e gera renda para diversas famílias de comunidades da região, como Santo Antônio da Pedreira, polo e mini-polo da Fazendinha, São Joaquim do Pacuí e bairro do Coração. Também é uma forma de valorizar a cultura e tradições locais, promovendo a economia agrícola e proporciona lazer e diversão para a população.

Esta edição especial da Feira no Dia do Trabalhador é uma parceria da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) e Secretaria Municipal de Agricultura (Semag). Ao todo, mais de 130 empreendedores de diversos seguimentos estiveram distribuídos em toda extensão da praça Floriano Peixoto.

Fotos: Ana Cleide Torres/PMM