“Viva o Autismo”, foi o grito de amor que ecoou na Caminhada da Prefeitura de Macapá

Caminhada ocorreu neste sábado, 29, no Centro de Macapá

Por Mônica Nascos - Secretaria de Comunicação Social

Centenas de pessoas participaram da programação pelo entorno do Mercado Central | Foto Mônica Nascos/Secom PMM

Foi linda a Caminhada do autismo por mais informação e menos preconceito, ocorrida na tarde deste sábado (29) no Mercado Central, bairro central de Macapá. A programação atraiu muita gente com vestes azuis de várias tonalidades. Um ponto de encontro, reencontro e de alegria entre crianças, jovens, adultos e idosos. A iniciativa foi realizada pela Prefeitura de Macapá por meio da Secretaria de Direitos Humanos.

As crianças brincaram com as atividades lúdicas enquanto a Caminhada não começava, elas fizeram desenhos, pintaram e ainda ganharam garrafinhas da primeira-dama. Com faixas, balões e amor, as famílias gritavam “Viva o autismo “.

As mães e pais disseram que o momento foi fundamental para a união de forças pela mesma causa: o amor. Eles disseram ainda que seus filhos e filhas estavam felizes em participar do evento.

O prefeito de Macapá, Dr Furlan, participou da Caminhada com a Dra. Rayssa. Ambos falaram da pertinência do evento para a promoção da inclusão e do respeito aos autistas e às famílias.

Dra. Rayssa, mãe de um adolescente autista, disse que é necessário o diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA), para que haja uma atenção maior para a adaptação da pessoa com TEA. “Mais cuidados, mais informação e mais amor”, destacou a primeira-dama.

Por outro lado, além de falar sobre o respeito, prefeito Dr Furlan, que é  médico, alertou às famílias para que possam levar seus filhos o quanto antes ao projeto TEAtendemos, no qual especialistas vêm de outros estados fazer os atendimentos específicos, na Clínica Dr. Papaléo Paes.

Pelas redes sociais e portais da Prefeitura de Macapá serão informadas as novas datas de atendimentos e de outras políticas públicas efetivas.

“Hoje nós finalizamos o mês temático sobre o autismo com esta Caminhada importante de concientização, mas continuamos o nosso compromisso, a exemplo dos atendimentos do programa Saúde para todos. Estamos trabalhando para que sejam atendidas o máximo de pessoas”, explicou o prefeito.

O secretário municipal de Direitos Humanos, Raimundo Azevedo, ressaltou que os direitos fundamentais devem ser iguais para todas as pessoas, por isso a Caminhada do autismo reflete, reforça e valoriza a cidadania em prol dos autistas.

Veja mais fotos

Fotos: Mônica Nascos Secom / PMM