Cobradores e motoristas de empresas de ônibus participam de palestra sobre assédio sexual no transporte coletivo

Palestra tem como foco principal sensibilizar e envolver trabalhadores dos coletivas e sociedade em geral

Por Cristiane Mareco - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá

Palestra orientou trabalhadores de transporte coletivo de Macapá sobre como agir em situações de assédio sexual I Foto: Elisa Maciel/PMM

A Prefeitura de Macapá, em parceria com a Delegacia de Mulheres, realizou nesta quinta-feira (27) uma palestra em dois turnos sobre Prevenção do Assédio Sexual no Transporte Coletivo Municipal. O evento teve o objetivo de orientar os trabalhadores de como proceder em casos de flagrante de abuso sexual e orientação às vítimas da violência.

Em palestra, a delegada Sandra Dantas orientou a categoria sobre como combater esse crime e conscientizar as pessoas sobre assédio sexual sofrido por mulheres nos ônibus.

“Infelizmente muitas mulheres passam por essa situação constrangedora, mas por vergonha ou medo não denunciam os agressores. Essa realidade precisa mudar e nós precisamos modificar esse quadro atual. Para isso é necessário a ajuda de todos, principalmente das pessoas que trabalham dentro dos coletivos”, diz a delegada.

A palestra tem como foco sensibilizar e envolver não somente os trabalhadores dos coletivas, mas a sociedade em geral pelo fim do assédio sexual contra a mulher.

Para o motorista Edison Silva, esse é um tema muito importante e que merece toda a atenção.

“Participar nos faz entender com clareza como agir de forma correta caso ocorra o assédio e também nos faz ver esse tema com mais atenção, assim podemos ajudar as pessoas no momento da ocorrência sem erro e medo de agir”, garante Edison.

Em conversa com os participantes, o presidente da CTMac, Paulo Barros, agradeceu o interesse da categoria e afirmou que a Companhia está pronta para trabalhar em parceria e assim garantir a segurança de todos no transporte.

“Estamos trabalhando com frequência dentro dos ônibus, orientando e realizando campanhas educativas para evitar essa prática”, diz Paulo.

Em Macapá os ônibus já circulam com o cartaz contra assédio sexual. A campanha contra assédio sexual é realizada pela Prefeitura, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), em parceria com a Delegacia de Mulheres. Iniciou no dia 15 de março com o tema “O Transporte é coletivo, o corpo da mulher não”. O trabalho é reforçado com a divulgação de cartazes informativos em toda a frota de ônibus que circula na capital.

Denúncias também podem ser feitas pelos telefones: 180, 190 e 98100-0799I Arte: Secom/PMM

Confira mais fotos