Atletas amapaenses ganham bronze no Pan-americano de taekwondo, na República Dominicana

Wyctoria Rodrigues e Evelyn do Vale irão lutar no campeonato mundial, que acontece no México

Por Andreia Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Atletas que representaram o Brasil no Pan-americano I Foto: Arquivo Pessoal

As atletas amapaenses Wyctoria Rodrigues e Evelyn do Vale conquistaram o 3º lugar no Pan-Americano de taekwondo 2023, que está sendo realizado em Santo Domingo. Ambas as atletas participaram do Grand Slam 23, no Rio de Janeiro, o que garantiu a elas uma vaga na Seleção Brasileira Juvenil de Taekwondo.

A Prefeitura de Macapá, através da Coordenadoria de Esporte e Lazer (Comel), forneceu as passagens e ajuda de custo para as atletas.

A atleta Wyctoria Rodrigues, que disputa na categoria de 42 kg, venceu duas lutas contra representantes da República Dominicana e Costa Rica e acabou perdendo a luta contra a atleta do Estados Unidos. “Meu primeiro contato com o esporte foi em 2016 com o intuito de praticar uma modalidade para melhorar a saúde. Não esperava que o esporte fosse se tornar minha profissão”, disse a atleta.

Já a atleta Evelyn do Vale, que compete na categoria de 68 kg, venceu uma luta contra a lutadora do Chile e perdeu na semifinal para a atleta do Haiti. Evelyn começou a praticar o taekwondo em projetos de lutas oferecidos pela cidade de Macapá. “É uma satisfação grande representar o meu país em competições no exterior”, comenta.

O técnico da Seleção Brasileira de Taekwondo, Bruno Igreja, conquistou 5 medalhas, sendo 2 ouros e 3 bronzes. O Brasil ficou em segundo lugar geral por seleções na competição.

Para as atletas, a competição na República Dominicana foi apenas o começo. Ambas já têm presença confirmada no Campeonato Mundial da ISF, que será realizado nos dias 18 e 25 de Junho, no México .

 Andreia Tavares* – Estagiária sob a supervisão da Secretaria Municipal de Comunicação Social