Escola Municipal Hildemar Maia realiza manhã de contação de histórias em alusão à Semana dos Povos Indígenas

Foram apresentadas as lendas indígenas Uirapurú e Tarumã

Por Fernando Tavares - Secretaria Municipal de Educação

Escola Municipal Hildemar Maia atende aproximadamente 357 alunos | Foto: Mary Paes/PMM

Nesta quarta-feira (26), a Emef Hildemar Maia proporcionou uma manhã de contação de histórias regionais para estudantes do 1° ao 5° ano, dando continuidade à semana dedicada à valorização da cultura indígena. A contação de histórias faz parte do projeto ‘Minha Identidade: Povos da Floresta Indígenas’, que busca promover a conscientização e reconhecimento da cultura indígena entre os alunos. 

A programação iniciou com contação de histórias indígenas apresentada pela companhia Uirapurú. Foram interpretados dois contos indígenas: “O pássaro Uirapurú” e “Tarumã”. Os estudantes ficaram ouvindo atenciosamente as histórias contadas por Isabelle Brandão e Kai Fernandes, contadores de histórias.

‘’Contar as lendas indígenas é importante porque estamos repassando o conhecimento de uma cultura que existe há muito tempo. E essa valorização não é somente esse mês, e sim o ano todo, esses contos são contribuições para a valorização da nossa história’’, comenta Isabelle.

A coordenadora pedagógica da Emef, Alane Mareco, fala sobre a importância de ações lúdicas na formação educacional dos estudantes. 

‘’Essa programação sobre contação de história é importante porque através do lúdico, e principalmente no ensino fundamental 1, trabalha a questão do imediatismo, despertando a curiosidade entre os alunos, e ações como essa são um incentivo por meio da história estimulando a leitura desde cedo’’, diz a coordenadora. 

Maria Eduarda, 10 anos, estudante do 5° ano, fala sobre o que aprendeu durante os dias da programação alusiva a semana dos povos indígenas. 

‘‘No evento estão ensinando sobre o respeito aos povos indígenas, falaram sobre as histórias e os cultos. E também a conhecer quais são as tribos, e que eles não são todos iguais. Falamos sobre as pinturas e significados’’, comenta animada a estudante. 

A programação encerra nesta sexta-feira, 28, com apresentação dos alunos e exibição de curta-metragem e apresentação de danças Indígenas. 

Confira a programação

Dia 27 (quinta-feira): apresentação do cantor Jhimmy Feiches                                 

Dia 28 (sexta-feira): apresentação dos alunos, exibição de curta-metragem e apresentação de danças Indígenas 

Fotos: Mary Paes | PMM