Prefeitura de Macapá realiza Semana de contação de histórias em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil 

Programação encerra nesta quinta-feira, 20, na Escola Luzia Costa

Por Fernando Tavares - Secretaria Municipal de Educação

Crianças da creche Tia Raimunda recebem Tio Nescal I Foto: Elisa Maciel/PMM

Na quarta-feira (19), a creche Tia Raimunda, localizada na Zona Norte de Macapá, foi uma das unidades de ensino do município a receber a programação em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, com a temática: viajando nas asas da imaginação e fantasia através do livro infantil. A creche atende em média 140 crianças, de 3 a 5 anos.

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril, em homenagem ao aniversário do escritor Brasileiro Monteiro Lobato. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) preparou uma semana dedicada à literatura infantil em 4 creches e escolas do município. 

A programação iniciou com a tradicional história de Monteiro Lobato: Sítio do Pica-Pau Amarelo, seguida de “O menino da lanterna” e outras histórias infantis.

As crianças vestiram fantasias da Emília, bruxinha, três porquinhos, príncipes, princesas, do Visconde de Sabugosa, fada. Em seguida, Tio Nescal colocou todos para dançar com muita felicidade – alunos e professoras. 

‘’Essa ação comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, pelo aniversário de Monteiro Lobato, que nasceu em 18 de abril de 1882. Ele é o criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Estamos aqui trazendo alegria, diversão e muita literatura para criançada e proporcionando esse momento maravilhoso’’, disse Tio Nescal.

Gestora da Creche Tia Raimunda, Nívea Mendes comenta sobre o evento realizado na instituição. ‘‘Desde a infância a criança tem que ser influenciada a gostar da leitura, e atividades lúdicas como essa ajudam na construção educacional das crianças do município’’, explica a gestora da creche. 

A chefe da Divisão de Educação Infantil, da Semed, Regiane Coutinho, falou da importância dessas atividades lúdicas para o aprendizado das crianças do município.

‘’Nossas crianças da creche precisam ter um olhar especial, embora ainda não saibam ler, mas precisamos proporcionar para elas uma estimulação da linguagem, escrita e leitura. Por meio de ações como essa, e atividades realizadas diariamente em sala de aula, estimulamos a criatividade das crianças’’, ressalta.

A programação encerra nesta quinta-feira, 20, na Escola de Ensino Fundamental Luzia Costa, na Zona Oeste.