Incentivo ao esporte: Prefeitura entrega passagens aéreas aos paratletas que participarão do Campeonato Brasileiro em São Paulo

Projeto "Jogos Paradesportivo Escolar", idealizado pela Divisão de Educação Especial da Semed, visa incentivar a prática esportiva de pessoas com deficiência física, visual e intelectual

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

29 passagens para promover o esporte e a educação. Foto: Arthur Alves \ PMM

A prefeitura de Macapá prioriza a educação e o esporte, em prol da formação e desenvolvimento dos indivíduos. Neste sentido, o prefeito Dr. Furlan, esteve na Escola de Ensino Fundamental Wilson Malcher, nesta quarta-feira (12), onde fez a entrega de 29 passagens aéreas aos paratletas amapaenses que se destacaram e conquistaram vaga no Campeonato Brasileiro Paralímpicos, em São Paulo. O Campeonato ocorre entre os dias 18 a 22 de abril.

O grupo que irá viajar integra o projeto “Jogos Paradesportivos Escolares”.

Prefeito Dr, Furlan. Foto: Arthur Alves \ PMM

O Prefeito de Macapá, Dr Furlan, destacou que o poder público precisa investir em ações que desenvolvam os jovens. “Essas 29 passagens garantidas pela prefeitura, para que nossos paratletas possam competir em São Paulo, resultarão não apenas em mais medalhas para o município, mas também em formação de caráter”, o chefe do executivo entende que o esporte é um caminho do bem, um caminho que afasta essas crianças da vulnerabilidade social.

Paratleta Ana Paula e sua mãe Débora Moura. Foto: Arthur Alves \PMM

A mãe da paratleta Ana Paula, Débora Moura, disse estar feliz com o comportamento da filha desde que ela entrou para o projeto. ” Minha filha mudou para melhor desde que vem participando de campeonatos pralimpicos. Já conquistou medalhas em Brasília e em São Paulo e agora, graças a esse incentivo da prefeitura, vai novamente a São Paulo, competir”, disse emocionada.

Secretária de Educação, Monick França. Foto: Arthur Alves \PMM

Monick França, secretária municipal de Educação, parabenizou a coordenadora do projeto, Luziwania Oliveira, pelo empenho e parcerias. “Este é um momento inédito para nossa educação, quando o prefeito investe no esporte paralímpico do município. Este é um projeto visionário, necessário para o desenvolvimento de nossos atletas”, frisou a secretária.

Projeto de apoio ao esporte em Macapá

Em parceria com a Unifap, a Semed desenvolve o projeto “jogos Paradesportivos Escolares”, idealizado pela Divisão de Educação Especial da Semed. Foi criado em 2022, tendo como público-alvo as crianças regularmente matriculadas nas escolas municipais de Macapá, visando incentivar a prática esportiva das pessoas com deficiência física, visual e intelectual.

Fotos: Arthur Alves \ PMM