Semsa realiza oficina nutricional para pais e crianças com autismo na Clínica Escola Coração Azul

Atividade contou com palestra e oficina de culinária

Por Rafaelli Marques - Secretaria Municipal de Saúde

Atividade teve como objetivo trabalhar as singularidades e potencialidades alimentar das crianças atendidas pela Clínica Escola Coração Azul | Foto: Maison Brito/Secom

Em alusão ao Abril Azul, a Secretaria Municipal de Saúde(Semsa) promoveu nesta terça-feira (4), uma atividade nutricional na Clínica Escola Coração Azul. As mães participaram da palestra: “Aspectos alimentares importantes no Transtorno do Espectro Autista(TEA)”.

No segundo momento, as crianças juntamente com as mães participaram da oficina culinária com nutricionista, onde através da montagem de espetinho de fruta foram estimuladas a conhecer cheiro, textura e sabor desses alimentos.

Na maioria, os pacientes com TEA, possuem algum problema relacionado à alimentação e a atividade teve como objetivo avaliar e trabalhar as singularidades e potencialidades alimentar dessas crianças, como explica a responsável pela subdivisão de Atendimentos Nutricionais em TEA, Silvia Ferraz.

“O objetivo dessa atividade, principalmente da oficina culinária, foi desenvolver a terapia alimentar. Quando a criança tem contato com o alimento, em especial as crianças com TEA, que tem sensibilidade sensorial. Elas precisam sentir o alimento, na textura e na viscosidade do alimento”, destaca Silvia. 

Uma das participantes dessa programação foi a professora Zeneide Santos, de 45 anos, juntamente com seu filho Pedro Henrique, de 7 anos. aluno do 2º ano, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Amapá e recebe atendimento da Coração Azul, desde de agosto de 2022.

“Foi muito produtivo! Nós como mães temos a preocupação com relação aos nutrientes. A dificuldade em casa é muitas vezes não saber como ajudar nesse processo alimentar que eles têm. Então foi produtivo porque eu vou ficar mais tranquila com o que a orientação da nutricionista”, diz Zeneide.

Quem também esteve participando foi a nutricionista Keuliciane Silva, de 44 anos, com o seu filho Athos da Silva, de 5 anos, que está no segundo período, na Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI), Mundo da Criança e recebe atendimentos na Clínica Escola.

“Para mim é ótimo, não só para mim mas como para minhas colegas aqui também. Nossas crianças têm esse problema alimentar, então as vezes não comem proteína, verdura, fruta por conta da textura ou consistência do alimento. Então, é ótimo receber esse apoio”, diz Keuliciane.

A diretora da Clínica Escola Coração Azul, Camila Cadena ressalta a importância desse momento para os alunos atendidos e as famílias. A ação aconteceu em parceira com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Essa oficina nutricional, junto com a nossa equipe é aquele momento de integrar a família e o aluno, e tornar o ambiente da alimentação um ambiente agradável e seguro para eles experimentarem novas texturas, novos alimentos”, diz a diretora.

Clínica Escola Coração Azul

A Clínica Escola Coração Azul, é um centro clínico e educacional, especializado em atendimentos para crianças com Transtorno de Espectro de Autismo (TEA) ou com suspeita. os atendimentos são para crianças que estejam matriculadas na rede de ensino municipal de Macapá.

Abril Azul

O mês de abril é dedicado à conscientização do autismo, tendo como foco informar as pessoas sobre os principais aspectos que envolvem o TEA, para que não haja preconceito e assim promover a inclusão.

Rafaelli Marques*- Estagiária sob supervisão – Secretaria Municipal de Saúde