‘Atendimento é ótimo. Espera é menor e temos logo o resultado’, diz paciente durante mutirão de atendimentos da saúde bucal

Mutirões acontecem todos os sábados para atender demanda para cirurgia bucomaxilofacial

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Objetivo dos mutirões é diminuir tempo de espera dos pacientes pelo procedimento | Foto: Renato Costa/Semsa

Este sábado (11) foi de muitos atendimentos para os pacientes do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da Prefeitura de Macapá, unidade especializada no atendimento de média complexidade em saúde bucal da rede municipal de saúde.

As equipes do CEO realizam todos os sábados mutirões de atendimento para zerar a fila de espera para cirurgia bucomaxilofacial, como a extração do terceiro molar, também conhecido como dente do siso. O objetivo é ampliar a oferta do atendimento e diminuir o tempo de espera de pacientes que aguardam pelo procedimento.

Nádia estava ansiosa para sua cirurgia | Foto: Renato Costa/Semsa

Foi o caso da estudante Nádia Sabrina Torres, de 25 anos. Moradora do bairro Zerão, na Zona Sul da capital, ela foi atendida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Padre Raul Matte, onde foi avaliada e encaminhada para atendimento no CEO, para fazer a retirada dos 4 dentes do siso.

“Procurei a UBS porque já vinha sentindo um incomodo nos meus dentes há algum tempo, era uma dor que ia e vinha, e esse tipo de atendimento é ótimo, porque a gente espera menos e temos logo o resultado. Estou ansiosa e um pouco nervosa porque nunca fiz uma cirurgia, mas a dentista me tranquilizou e explicou como será o procedimento. Todos foram muito atenciosos”, disse.

Além do procedimento bucomaxilofacial, o CEO também oferta atendimentos em periodontia, endodontia, odontopediatria, raios-x odontológico, espaço para receber pacientes Portadores de Necessidades Especiais (PNE) e prótese dentária total. Em 2022 foram entregues mais de 280 próteses que devolveram o sorriso para centenas de amapaenses.

“A ideia é zerar essas filas ou diminuir até um padrão aceitável para que a população não precise esperar muito tempo pelo atendimento. Já tínhamos feito em outras especialidades, como a cirurgia de canal dentário, e seguiremos avançando sempre que notarmos alguma demanda reprimida que precise de uma resposta”, explicou Patrick Alfaia, coordenador municipal de saúde bucal.

Para ser encaminhado para o CEO, o paciente precisa primeiro ser atendido numa UBS para avaliação. Caso o dentista ache necessário, ele será encaminhado para agendamento no Centro. O CEO funciona dentro do Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, na Zona Norte de Macapá.