Reciclagem e empreendedorismo: usuários do CRAS são capacitados em curso de confecção de móveis

Participantes do curso produziram utensílios domésticos com materiais recicláveis

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Curso de reciclagem foi ofertado aos usuários do CRAS União | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Durante 5 dias, um curso de reciclagem e confecção de móveis foi ofertado para usuários do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) União. A iniciativa das secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (Semtradi) teve encerramento nesta sexta-feira (17) e certificou 15 pessoas.

Pneus velhos e materiais de baixo custo foram transformados em puffs, centros de mesa e sapateiras.

São materiais de fácil acesso que servem de matéria-prima para as peças de artesanato. Assim, os novos empreendedores podem produzir sem a barreira do alto custo de produção e gerar receita para sua família.

Uma das participantes da formação foi a Luciana Silva, moradora do bairro Perpétuo Socorro e usuária do CRAS União. Ela conta que vai usar o aprendizado para confeccionar peças como sapateiras e vender na feira do bairro.

“Agora com o curso tenho uma possibilidade de gerar renda pra casa, tenho 5 filhos e as vezes as coisas apertam; o CRAS sempre deu apoio para minha família com assistência e me incluíram na formação. Estou muito feliz, agora posso fazer produtos pra vender e trazer comida pra mesa”, comentou.

Qualificação profissional

Durante o curso, os participantes puderam confeccionar puffs, centro de mesa, sapateira e abajur através da reutilização de pneus, folhas de bacabeira, fibra de bananeira e desidratação de flores, usando as técnicas repassadas pelo instrutor e técnico da Semtradi Ezequiel Amoras.

Folhas de bananeira, retalhos de pano e resto de madeira foram usados para produção das peças. O aprendizado gera oportunidade para iniciar um negócio próprio e garantir renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Assistência e oportunidade

O CRAS é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social para fortalece a convivência com a família e comunidade.

A diretora do CRAS União, Marlene Dias, explica que a parceria entre Semas e Semtradi qualifica os assistidos pelos centros de assistência do município e dá oportunidade para pessoas de gerarem renda própria.

“Aqui (Cras) atendemos muitos usuários por mês. São pessoas que só precisam de uma oportunidade. Entendemos que, qualificados para empreender, eles podem ter meios para geração de renda familiar. Em breve, vamos oferecer outras formações junto com a Semtradi e formar novos empreendedores”, pontua.