Geração de renda: oficina ensina a confeccionar móveis e outras peças com materiais recicláveis

Iniciativa gera renda a partir de produtos confeccionados com materiais recicláveis

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Ao longo desta semana, um grupo de 25 pessoas assistidas pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) União, no bairro Perpétuo Socorro, vem aprendendo que tudo pode ser reaproveitado. O pneu velho, junto com outros materiais de baixo custo ou de custo zero pode ser transformado em puff, cadeira, centro de mesa, sapateira.

Folhas de bananeira, retalhos de pano e resto de madeira servem para cobrir, adornar e finalizar a peça, que fica única. O melhor, esse aprendizado está sendo repassado de forma gratuita e ainda é uma ótima oportunidade para iniciar um negócio próprio e garantir renda.

A iniciativa é das secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (Semtradi).

Ezequiel Amoras, instrutor do minicurso, pontua que a reciclagem vai além do artesanato manual de baixo custo.

“Estamos falando de olhar para o meio ambiente de forma diferente, de ajudar a reduzir o volume de lixo, e assim proteger e cuidar do lugar em que vivemos. Estamos falando da arte criativa que movimenta pessoas, incentiva ações coletivas, gera renda a quem mais precisa e promove mudança de vida”.

A dona de casa Mônica Maciel, de 52 anos, soube do curso e reuniu a família para participar. “Vi no curso uma oportunidade de me capacitar e dominar o trabalho com materiais recicláveis, o que para muitos era lixo, para nós é luxo. Vou colocar em prática para conseguir vender o que for produzido e assim aumentar a renda”, disse.

De acordo com o gestor da Semtradi, Cirilo Fernandes, após o encerramento da oficina os participantes terão a oportunidade de comercializar os materiais produzidos durante os dias de curso.

“A partir dessa oficina, os participantes terão uma nova possibilidade de fonte de renda. São materiais de fácil acesso que servem de matéria-prima para as peças de artesanato.  Assim, esses novos empreendedores podem produzir sem a barreira do alto custo de produção e gerar receita para sua família”, falou.

Curso de sementes, cascas, folhas e flores:

Durante o curso, os participantes puderam confeccionar puffs, centro de mesa, sapateira e abajur através da reutilização de pneus, folhas de bacabeira, fibra de bananeira e desidratação de flores, adicionando as técnicas repassadas pelo orientador.

As aulas práticas são ofertadas no CRAS União, localizado no bairro bairro Perpétuo Socorro, no horário das 8h às 12h. Com duração de 5 dias, as atividades se encerram na sexta-feira (17).