Escolas recém reformadas recebem estudantes pela primeira vez

As Emeis Tia Madalena e Maria José de Souza e Silva iniciam as aulas de 2023 em espaços revitalizados

Por Ingra Tadaiesky - Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de Macapá já entregou 19 escolas, entre reformas e construções | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Esta semana, as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) Tia Madalena e Maria José de Souza e Silva receberam estudantes e a comunidade escolar pela primeira vez desde suas reformas. Com espaços novos como brinquedoteca e mais salas de aula, as unidades inauguradas em dezembro de 2022 oferecem, agora, mais conforto e segurança. 

A professora do primeiro período da Emei Tia Madalena, Antonia Batista, está há 4 anos na instituição e conta que, com a nova estrutura, ensinar está sendo maravilhoso. “As crianças estão adorando, estão bem felizes aqui”, diz. A escola foi contemplada com uma reforma completa e a construção de um segundo pavimento. 

A primeira semana de aulas está sendo destinada ao período de adaptação, visto que os estudantes ainda estão nos anos iniciais da vida e estão se acostumando com o contato com os novos coleguinhas e professoras.

A professora Alciney, da escola Tia Madalena, conta que para cada criança existe um cuidado especial. Com as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é pensada sempre na melhor forma de incluir a criança no espaço de maneira a adaptá-la ao novo cenário. 

Na Emei Maria José de Souza e Silva não é diferente. A escola recém-reformada conta agora com um espaço multiuso, que possibilita aos profissionais da educação ampliar os horizontes de ensino. A reforma contemplou todos os espaços da escola, das salas de aula ao refeitório. Esta foi a primeira reforma em 28 anos. 

A estudante Ana Sophia, 4 anos, conta o que achou da escola nova: “Está tudo lindo!”, diz. A professora dela, Meireane Brito, fala que sente uma diferença muito grande com a nova estrutura.

“Antes, as goteiras estavam sempre presentes e agora não se vê mais. Essa reforma foi maravilhosa para nós, para os pais e principalmente para as crianças que agora têm um espaço muito bom para aprender”, fala. 

Cronograma de volta às aulas

Desta vez, nem todas as escolas municipais iniciaram o período letivo ao mesmo tempo. Continuando o plano de revitalização dos ambientes escolares, a Prefeitura de Macapá decidiu concluir algumas reformas ou reparos antes de retornar às aulas, garantindo, assim, que o estudante apenas frequente ambientes adequados e confortáveis.

Nas escolas que apenas precisam de alguma manutenção, como consertos no telhado ou na rede elétrica, o início das aulas está previsto para os dias 23 e 24 de fevereiro. Já nas unidades que passam por reformas mais extensas, o início do período letivo está programado para o próximo mês. Em ambos os casos, os dias sem aulas presenciais serão repostos posteriormente, com sábados letivos ou atividades no contraturno.