Prefeitura de Macapá realiza trabalho preventivo em canais para evitar alagamentos durante o período chuvoso

Trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, com apoio da Defesa Civil municipal

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Comunicação

Equipes da Zeladoria Urbana em trabalho na Ponte do Axé | Foto: Renato Costa/PMM

Desde às 7h da manhã deste sábado (11), equipes de limpeza da Zeladoria Urbana atuam em três frentes de trabalho. Devido ao período chuvoso e as fortes chuvas da madrugada, 3 pontos de estrangulamento em Macapá receberam atenção: Bacia da José Tupinambá, Ponte do Axé e Canal da Procópio Rola.

A ação faz parte do plano de contenção e prevenção de alagamentos da capital. Ao todo, 1 escavadeira hidráulica, 1 retroescavadeira e 3 caçambas foram usadas na limpeza e desobstrução dos locais.

Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, com o apoio da Defesa Civil municipal. Com o aumento do índice de chuvas a gestão municipal trabalha para evitar situações de alagamento e calamidade pública em Macapá.

Um dos motivos para o número reduzido de alagamentos é o trabalho de limpeza e desobstrução dos canais e áreas de ressacas, que são realizados cotidianamente pela Prefeitura. A iniciativa, que é intensificada durante o inverno amazônico, minimiza os impactos das fortes chuvas na capital.

O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Helson Freitas, reforça que o trabalho constante da prefeitura garante a tranquilidade de quem mora próximo de canais e de locais com histórico de alagamentos.

“Nossas equipes estão nas ruas desde o começo do dia trabalhando na desobstrução desses locais que correm o risco de alagamento, que são a Bacia da José Tupinambá e Ponte do Axé no bairro Jesus de Nazaré e o Canal da Procópio Rola, no bairro Santa Rita. Homens e maquinas retiraram uma quantidade significativa de lixo dos canais e ressacas. Os serviços são para garantir o escoamento das águas da chuva e impedir que o material sólido depositado nesses locais cause maiores transtornos para a população”, afirma.

Aldair Santos, coordenador de Defesa Civil Municipal, explicou que a parceria com a Zeladoria Urbana tem agilizado os trabalhos e possibilitado ações preventivas. “Nós estamos nas ruas em dias de alerta de fortes chuvas, trabalhando em conjunto com a Zeladoria, e começamos as ações preventivas evitando assim que o munícipe possa ter algum prejuizo”, explicou.

Acione a Defesa Civil

A equipe da Defesa Civil monitora constantemente os pontos de alagamentos e realiza o primeiro atendimento do serviço de apoio às famílias atingidas. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil, através do número (96) 98801-1153.