Jornada Pedagógica 2023 inicia com premiações e anúncio de novidades para a Educação municipal

Primeiro dia do evento reuniu mais de 1500 profissionais da Educação

Por Léo Nilo - Secretaria Municipal de Educação

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito anunciou medidas em benefício dos profissionais da Educação | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

A Jornada Pedagógica 2023 começou em grande estilo. Nesta segunda-feira (6) primeiro dia de evento, mais de 1500 servidores da educação se reuniram na Escola Hildemar Maia para celebrar e planejar os rumos do ensino municipal, em todas as vertentes.

A cerimônia de abertura contou com premiações para as escolas de grande desempenho e anúncios em benefício dos profissionais do magistério, feitos pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

O chefe do executivo municipal fez dois principais anúncios durante a programação. Primeiro, o prefeito revelou que servidores de diversas secretarias buscarão, junto de representantes da classe, estudar um aumento de cerca de 15% no salário do magistério.

“Hoje, atuamos na Educação em três vertentes, com investimentos estruturais, pedagógicos e de valorização dos servidores. Nesse âmbito, sempre deixamos a mesa de diálogo aberta ao sindicato, e por isso vamos discutir juntos os impactos do novo piso”, relatou o prefeito.

Ainda durante o discurso, o prefeito Dr. Furlan anunciou que, já neste mês, a Prefeitura de Macapá vai lançar um processo seletivo para contratar profissionais para as escolas dos distritos. A medida tem o objetivo de sanar as carências que restam, mesmo após a convocação de mais de 600 profissionais no concurso da Educação.

A Jornada Pedagógica 2023 tem como tema “Construir, desenvolver e recompor: saberes, práticas e esperanças”, e visa justamente celebrar as conquistas realizadas na educação desde o período de isolamento social. Também, os encontros servirão para analisar os desafios e planejar estratégias para superá-los.

Na ocasião, o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes, ressaltou a importância de cada um dos servidores nesse processo de recuperação da educação pós período de isolamento social.

“Avançamos na reforma de nossas escolas, com 19 já inauguradas e muitas outras em obra. Investimos nos programas educacionais, como celebrado nesta Jornada Pedagógica. E, ainda, valorizamos nossos profissionais. Vamos colocar nos anais da educação de Macapá o legado de cada um dos servidores aqui presentes”, afirmou o secretário.

Um momento de destaque na cerimônia de abertura foi a premiação das escolas que obtiveram o maior desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2022. Representantes das escolas receberam os prêmios, que reiteram o compromisso com o desenvolvimento da Educação.

Além de representantes de todas as categorias da educação, participaram da abertura da Jornada Pedagógica o promotor de justiça Iaci Pelaes, a vice-presidente da executiva municipal do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá (Sinsepeap), Iara Marques, e gestores municipais, representados na figura do secretário municipal de Comunicação, Diego Santos.

“Este é um momento importante para a educação. Momento em que a gente discute os novos processos educacionais para 2023, avançando sempre. A Prefeitura de Macapá tem a educação como obsessão, e os resultados têm aparecido na valorização do profissional, na reforma das escolas e também nos projetos pedagógicos”, comentou o secretário Diego Santos.

A Jornada Pedagógica 2023 seguiu ao longo da tarde, com mesas de conversa sobre a importância da diversidade para a educação e relatos das experiências do plano de recomposição de aprendizagem. O evento segue nesta terça-feira (7), com diversas oficinas e palestras.