Ação de Graças aos 265 anos: festa da capital do meio do mundo é celebrada com Santa Missa, Encontro das Bandeiras e Bolo de 50 metros

Momentos de fé e alegria marcaram a data tão importante para a comunidade macapaense no monumento mais antigo da cidade, a festa se estendeu o dia inteiro em outros bairros

Por Mônica Nascos - Secretaria de Comunicação Social

Homenagens do Coral do Coração da Prefeitura de Macapá na regência de Paulo Bastos, com a participação de Patrícia Bastos I Foto Adevaldo Cunha

A capital do meio do mundo amanheceu em preces a Deus com a tradicional Celebração Eucarística na Catedral Histórica de São José, em ação de graças pelo aniversário de 265 da cidade de Macapá. Além da Santa Missa, belas homenagens foram realizadas pelos grupos de Marabaixo com o encontro das bandeiras, e um bolo gigante de 50 metros de comprimento para a população que foi celebrar a festa, neste 4 de Fevereiro de 2023.

Celebração Eucarística presidida pelo bispo Dom Pedro e concelebrada pelo padre Rafael I Foto Adevaldo Cunha

O bispo da Diocese de Macapá, Dom Pedro José Conti presidiu a Missa, concelebrada pelo pároco da Paróquia São José, padre Rafael Donneschi. A palavra do bispo diocesano foi de agradecimentos a todos que já colaboraram e que contribuem para o desenvolvimento da cidade. Na ocasião, ele despertou para a importância da solidariedade e da generosidade, reforçando compaixão aos mais necessitados.

Na liturgia, a procissão da entrada foi marcada pelo simbolismo de reconhecimento e gratidão aos servidores públicos municipais e aos que trabalham em prol das políticas públicas, assistência social, saúde, justiça e paz. Conduziram a placa de aniversário da cidade, a cruz, as velas e as bandeiras nacional, estadual e municipal.

A primeira dama do município e secretária municipal de Assistência Social e médica, Dra. Raíssa Furlan, dentre as preces da comunidade, pediu uma cidade justa e fraterna em que não falte trabalho, educação, saúde, moradia e o pão de cada dia.

Cheios de alegria e agradecidos, prefeito Dr. Furlan e primeira dama, Dra. Raissa, renovam a fé e a esperança | Foto Adevaldo Cunha

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan ressaltou que a participação e a união de todos é fundamental para o crescimento da cidade. Ele agradeceu a todos que prestigiaram o aniversário de Macapá, citou todas as autoridades presentes e a imprensa amapaense, um discurso de renovação do compromisso com a população macapaense, naquela momento de fé.

“É com muita alegria que celebramos hoje os 265 anos da nossa amada cidade com uma belíssima programação para o povo que mora nesta terra, porque a nossa maior riqueza é o nosso povo, são os povos do ‘meio do mundo’, são as pessoas que aqui habitam e as pessoas que nasceram e aqui decidiram viver. Por isso temos que tratá-los da melhor forma possível: com dignidade e respeito”. Concluiu o prefeito.

A programação do Aniversário da cidade continuou com o encontro das bandeiras em frente à Catedral Histórica de São José, com os grupos de Marabaixo: Berço do Marabaixo, Raimundo Ladislau, Herdeiros do Marabaixo, Marabaixo do Pavão e Raízes da Favela.

Após o Encontro das Bandeiras do Marabaixo, cantaram parabéns para Macapá, e com marchinhas de carnaval e alegria, o bolo gigante de 50 metros foi cortado pelo Dr Furlan, que deu o primeiro pedaço a sua esposa Dra. Raissa Furlan e a seu filho.

O marabaixeiro Ramos, membro da família tradicional do saudoso Julião Ramos, ao lado do filho, disse que este ano pôde participar com sua família do corte do bolo de aniversário da cidade, após dois anos sem a comemoração por causa da pandemia.

Ramos ficou feliz em participar do aniversário da cidade, disse que fortalecer a tradição e a fé é essencial | Foto Cássio Dias

“Infelizmente, a gente atravessou momentos de muito sofrimento com a Covid-19, e hoje, que a gente possa esquecer as dores que a pandemia deixou. Hoje, a gente retorna com muito mais força, e eu tenho certeza de que o aniversário da cidade, nos próximos anos, será ainda mais feliz. Que a gente possa fortalecer a nossa fé”, conclui.

Fotos: Edevaldo Cunha PMM