Mãe de primeira viagem, Railane Balieiro, de 22 anos, recebeu itens de higiene, fraldas descartáveis, banheira e roupas para recém-nascidos, além de outros itens que compõem o Kit Bebê. “É uma ajuda que vai complementar o enxoval. Outra coisa que gostei foram as dicas repassadas. Sem dúvida serão fundamentais nos primeiros meses do Arthur”, comentou a grávida de 8 meses.
A entrega dos Kits nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) acontece em conjunto com palestras sobre orientações do aleitamento materno e cuidados com recém-nascidos. O benefício eventual é oferecido para gestantes a partir de oito meses e puérperas com bebê com até um mês de idade.
“O aleitamento materno é custo zero e está ao alcance de todas as mães. Estamos aqui para dar apoio e explicação adequados, valorizando esse momento que é importante para cada uma delas”, destacou a nutricionista Mayara Macedo.
O Kit Bebê é um benefício eventual, fornecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Grávida de gêmeos, Sheila Nascimento, de 27 anos, conta que estava à espera do recebimento do kit. “Logo nasce meus dois filhos, e agora fico mais tranquila. Esse sem dúvida é um benefício que ajuda muito a gente”, disse agradecida.
Os Cras são responsáveis pela oferta do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). No equipamento, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.