‘Vacinas são muito importantes. Não deixamos de tomar’, diz mãe durante ação de vacinação neste sábado (14)

Ação ofertou vacinas do calendário regular e covid-19 para os públicos infantil e adulto

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

Os gêmeos Laura e Bernardo foram imunizados contra a covid-19 | Foto: Renato Costa/Semsa

O Centro de Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) da Zona Sul de Macapá recebeu na tarde deste sábado (14) uma ação itinerante de imunização com a oferta de vacinas do calendário regular e covid-19 para os públicos infantil e adulto.

A contadora Poliana Arraes, de 29 anos, e o marido, Rafael, levaram os filhos, os gêmeos Laura e Bernardo, de 3 anos, para tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19.

“Eu não tinha levado eles para receber a vacina por falta de tempo durante a semana, e essas vacinações no sábado, em que não trabalhamos, faz com que a gente consiga trazê-los. Eles vão começar a estudar e é bom estarem imunizados. As vacinas são muito importantes para a saúde, então não deixamos de tomar e de leva-los para tomar também”, disse.

Ação aconteceu no CEU das Artes da Zona Sul | Foto: Renato Costa/Semsa

Durante a ação, foram ofertadas imunizantes de rotina como os contra febre amarela, HPV, pentavalente, tríplice viral, varicela e meningocócica.

Além das varreduras e ações itinerantes, o município oferta os imunizantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira, no período da manhã e tarde. Para receber as vacinas é preciso ter em mãos RG, CPF e o cartão de vacina.

“A descentralização dos pontos de vacinação para fora das UBSs e em dias e horários alternativos são uma estratégia que montamos para facilitar o acesso da população e aumentar a nossa cobertura vacinal”, explicou o subsecretário de vigilância em saúde, Kleverton Siqueira.